home > noticias >

BIOMETRIA

Recadastramento Biométrico já pode ser feito; prazo para Itabela e Guaratinga é entre maio e agosto de 2019


Por: CliC101 | Welisvelton Cabral
Publicado em 30/01/2019 03:17

Publicidade

O Cartório da 189ª Zona Eleitoral de Itabela, que também atende a Guaratinga, está com funcionamento normalizado, inclusive para o recadastramento biométrico que deve ser feito por todos os eleitores.


A reportagem do CliC101 esteve nesta manhã de quarta-feira (30/01) no Cartório e conversou com o chefe, Germano Menezes Oliveira Bitu, para saber como anda o recadastramento e as novidades sobre o assunto.


Neste início de ano a procura pelo recadastramento está baixa, portanto, aos que puderem procurar desde já o cartório eleitoral não devem encontrar muita dificuldade em relação a filas e limite de atendimento por dia. O horário de funcionamento é das 08 às 14h.


PRAZO PARA O RECADASTRAMENTO


Germano explicou que o prazo para fazer o recadastramento começa em maio e vai até agosto, e quem não fizer o recadastramento até o mês final (agosto) terá o título de eleitor cancelado, sofrendo todas as penalidades.


A partir de maio a 189ª Zona Eleitoral vai receber mais 5 kits para acelerar o processo de recadastramento, somando ao todo 7 kits, dos quais três serão instalados em um posto de atendimento que será aberto em Guaratinga.

Além de mais kits, o Cartório também ampliará o horário de atendimento, que será das 8h às 18h, mas atenção, esse horário só será a partir de maio.


Para fazer o recadastramento o eleitor deve levar um documento oficial e original com foto, como a carteira de identidade (RG), e também um comprovante de residência que esteja em seu nome ou em nome de um parente que você possa comprovar o parentesco a partir de documento, como pai, mãe, avô, avó. Caso o comprovante de residência seja uma conta de água ou de luz, este não pode ter mais de três meses que foi emitido.



Em Itabela, 54% dos eleitores já fizeram o recadastramento.

Já em Guaratinga 36,47% se recadastraram.



Germano alerta a população para não deixar para última hora, aproveitar a pouca procura do momento e fazer o quanto antes o seu recadastramento.


Os agendamentos via internet estão suspensos pelo Tribunal Eleitoral, podendo ou não voltar a ser utilizados. Caso os agendamentos voltem, o Cartório divulgará, mas até então, quando a procura aumentar, o atendimento será por distribuição de fichas.


O CliC101 estará acompanhando as movimentações e qualquer novidade sobre o assunto trataremos aqui em próximas matérias.









Comentários do público:

Publicidade
0