Em redes sociais, moradores publicaram fotos e vídeos das chamas consumindo ao menos três boxes do Mercado Municipal de Itabela, Mercadão como é chamado. O incêndio teve início por volta de 23h40 da última sexta-feira(15/02) e foi controlado por comerciantes e outros voluntários, que utilizaram baldes e uma mangueira com água que havia disponível no local.
Nesta tarde de sábado a reportagem do Clic101 foi à área afetada e presenciou a destruição causada pelas chamas. Paredes que fazem a divisão dos boxes ficaram rachadas e uma delas chegou a cair.
A reportagem ouviu a senhora Ana Pereira que é mãe de Cosmirene Pereira, dona de um dos boxes queimados, onde houveram prejuízos com mesas e cadeiras, freezer, um aparelho de som novo, ente outras coisas. O box de Cosmirene funcionava como bar. Outros boxes afetados trabalhavam com roupas e variedades, e o box de roupas que estava localizado entre os dois outros aparentava ter sido o mais atingido pelo incêndio.
A senhora Ana disse à reportagem que durante o dia estava havendo oscilação na rede elétrica, por isso desligou os aparelhos da tomada e teria deixado apenas o freezer ligado.
Um curto circuito foi apontado como possível causa do incêndio pelo administrador do Mercado Municipal, o senhor Sivaldo Araújo. Ouvido pela reportagem ele contou como o fogo foi controlado, com sua participação, e disse que o Prefeito já está acionando sua equipe para tomar as providências a partir de segunda-feira. No relato ele contou ainda que o Secretário de Agricultura Edgar Goulart também esteve no local durante o combate às chamas.