Agentes da Polícia Federal prenderam na tarde desta sexta-feira (18) o líder da greve da Polícia Militar da Bahia, Marco Prisco.
Prisco, que é vereador (PSDB) e presidente da ASPRA – Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia, é apontado como o principal articulador da greve da categoria nos dois últimos dias.
O pedido de prisão preventiva ajuizado pelo Ministério Público Federal (MPF) na segunda-feira (14), foi concedido pela Justiça Federal na terça-feira (15), em ação penal movida pelo MPF, quando foram denunciadas sete pessoas entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada em final de janeiro e início de fevereiro de 2012.
De acordo com o MPF, qualquer recurso contra a prisão de Prisco, só poderá ser ajuizado no Supremo Tribunal Federal, e “a custódia cautelar deverá ser cumpridaem estabelecimento penal federal de segurança máxima pelo prazo de 90 (noventa) dias.