Realizada em Eunápolis a reunião de avaliação da Área Integrada de Segurança Pública - AISP 35, com o objetivo de analisar os dados referentes às ações da Polícia Militar no segundo bimestre de 2023.
A AISP 35 abrange a área de responsabilidade da 7ª CIPM - Eunápolis e do 8º BPM - Porto Seguro, Unidades estratégicas da PMBA que atuam no Território de Identidade da Costa do Descobrimento, especificamente nos municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
A reunião foi presidida pelo Ilmº Senhor Coronel PM Vanderval Meneses, Comandante do Policiamento da Região Sul – CPRS e contou com a presença do Major PM Vagner Ribeiro, Comandante da 7ª Cia Independente de Polícia Militar – Eunápolis e anfitrião do evento; o Senhor Tenente Coronel PM Alexandre Costa Souza, Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar – Porto Seguro; Major PM Agílio Nunes, Comandante da Cia Independente de Polícia de Proteção Ambiental – Porto Seguro; o Capitão PM Enrico, representando o Comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militares – Porto Seguro; além do Exmº Sr. Lindolfo Lima, Vice Prefeito do município de Itagimirim; do Dr. Alex Ornelas, representando a Loja Maçônica 5 de Novembro – Eunápolis; a Drª Janaina Panhossi, representando a OAB – Eunápolis, além de outras autoridades civis e militares.
EUNÁPOLIS E REGIÃO
Durante a apresentação o Major Vagner Ribeiro, ressaltou os aspectos geopolíticos da Unidade, destacando o intenso comércio de produtos e serviços, agricultura e polo de educação, saúde e construção civil; bem como a existências de instituições financeiras o que atrai investimentos, moradores e clientes´, não só da própria Costa do Descobrimento, mas também do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.
CVLI E PRODUTIVIDADE
Na avaliação do segundo bimestre de 2023, foram percebidas reduções significativas no número de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, no seguinte panorama: Março: redução de 14,30% em Eunápolis, redução de 50% em Itabela e redução de 11,11% na área total da Unidade. De igual modo, no mês de abril, foi percebida a redução nas cidades de 40% em Eunápolis, 50% em Itabela e na área total da Unidade, 33,3%. No acumulado do ano de 2023, ou seja, 01 de janeiro a 30 de abril, demonstra-se redução em (6,3%), Itapebi (100%), Itabela (20%) e na área total da OPM (7,10). Os dados são confeccionados após emissão de relatórios da Secretaria da Segurança Pública e tem como comparativo o mesmo período do ano anterior.
Destaca-se nos primeiros quatro meses do ano de 2023, a apreensão de 28 arma de fogo; a recuperação de 15 veículos com restrição de furto/roubo; o cumprimento de 07 Mandados de Prisão e a lavratura de 13 Autos de Oposição Policial com Resultado Morte. Ainda, de janeiro a abril, foram realizadas operações contra o narcotráfico, inclusive com desarticulação de um laboratório de entorpecentes. Neste período, foram apreendidas 3.284g de maconha, 747g de crack e 133.602g de cocaína, além de vários outros itens destinados ao tráfico de drogas como balança de precisão e embalagens tino “ependorf”.
AÇÕES SOCIAIS
Por fim, foram ressaltadas as ações socias da Unidade, enaltecendo o Programa de Enfrentamento a Violência Doméstica – ProVida, o Projeto “Uma Mente Brilhante” que ensina técnicas de xadrez para jovens e crianças dos 10 aos 17 anos e a instalação do Canil Setorial da 7ª Cia.
O Comandante ressaltou o empenho realizado pela Polícia Militar e as demais forças de segurança em toda a área de atuação da Unidade a qual tem logrado êxito nas mais diversas missões.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão