O piloto de Fórmula 1 Jules Bianchi, que sofreu acidente durante o GP do Japão na madrugada deste domingo (5), teve seu estado de saúde considerado grave pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Em comunicado, a entidade revelou que o piloto da Marussia teve "severa" lesão no cérebro e precisou ser submetido a operação.
"Os exames mostraram que ele sofreu uma severa lesão cerebral e agora está passando por uma cirurgia", disse a FIA. "Em seguida, ele será transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde será monitorado." Bianchi foi encaminhado ao Mie General Hospital, na cidade de Mie.
Mais cedo, neste domingo, o pai do piloto, Philippe Bianchi, havia revelado em entrevista à TV France 3 que seu filho sofrera traumatismo craniano por causa do choque sofrido na parte final da corrida disputada no Circuito de Suzuka.
Bianchi sofreu o acidente na volta 43 ao atingir o guindaste que estava removendo a Sauber de Adrian Sutil - o alemão havia batido no mesmo lugar uma volta antes. O choque de Bianchi foi mais forte, enquanto Sutil saiu caminhando do primeiro incidente, e causou o encerramento precoce da corrida na 44ª das 53 voltas previstas.
Aos 25 anos, o piloto está em seu segunda temporada na Fórmula 1, ambas correndo pela Marussia. Considerado um dos principais nomes do programa de desenvolvimento da Ferrari, Bianchi se destacou nesta temporada ao obter em Mônaco os primeiros pontos da Marussia desde sua entrada na F1 em 2010.