Fazendeiros e trabalhadores das propriedades invadidas por índios na região do povoado de São João do Monte (Montinho), município de Itabela, se dizem entregues à própria sorte.
Depois da reintegração de posse ocorrida no decorrer da semana, dizem eles, situações de total insegurança continuam acontecendo, sem que o governo do Estado tenha adotado providências diante da extrema gravidade da situação.
Exemplo do descaso do governo estadual com esta região é que nesta sexta-feira (28) acaba de ser publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 231 do Ministério da Justiça, com o título "Força Nacional prorroga ações na região sul da Bahia para combater violência", em que, atendendo pedido do governa Jaques Wagner, prorrogou por mais 90 dias a permanência da Força Nacional de Segurança Pública nos municípios de Buerarema, Una e Ilhéus, onde também ocorreram problemas semelhantes.
Produtores ouvidos pela nossa reportagem questionam se o governo estaria esperando ocorrer mortes e até uma tragédia para depois tomar as providências aqui na região de Itabela, onde o clima é tenso e a situação pode piorar ainda mais diante da resistência apresentada durante as reintegrações e dos fatos já acontecidos.
Durante os episódios de invasões de terras na região, que já acontecem pelo menos desde o mês de abril, nenhuma manifestação se tem visto por parte do sem número de candidatos a deputado estadual e federal, senadores, governador, dos recém-eleitos e muito menos dos atuais detentores de mandato, nem de nenhum prefeito da região, que parecem dar as costas para a classe produtora.
Abaixo a íntegra da Portaria 231.