A "Operação Integração Nacional" que está sendo desenvolvida em todo o país, e realizada conjuntamente pelas polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália nesta quinta e sexta-feira (4 e 5), resultou em apreensões de menores, drogas, armas e munições, e prisões de indivíduos acusados de homicídios e tráfico, a maioria, segundo a polícia, pertencente a facções criminosas.
O resultado da operação foi apresentado na tarde desta sexta-feira (5) pela delegada Valéria Fonseca (Coordenadora da 23ª Coorpin), pelo delegado Delmar Bittencourt (Titular da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro) e pelo tenente-coronel Valter Serpa (Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar).
Porto Seguro
Em Porto Seguro foram presos Paulo Cesar Souza Neves, vulgo "PC", de 21 anos; Mateus Cardoso de Sousa, 18 anos; Iago Pereira dos Santos, 19 anos; José Francisco de Oliveira Junior, vulgo "Xera Xera", 18 anos; Ernandes Pinto Clemente, 20 anos, além da apreensão de cinco menores de idade.
De acordo com o delegado Delmar Bittencourt, Mateus, Paulo Cesar e Iago são de alta periculosidade.
Paulo Cesar, que integra a facção MPA, segundo a polícia, é suspeito de pelo menos cinco homicídios. Foi preso em flagrante na rua Neilton Dantas, no Parque Ecológico. Com ele foram apreendidas uma pistola calibre 380 e 47 munições da mesma arma.
Mateus e Iago são acusados de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Com eles a Polícia encontrou 15 buchas de maconha, 72 pedras de crack e 36 pinos de cocaína.
Segundo a polícia, os dois lideram o tráfico no bairro Vila Vitória e pertencem à facção 1º Comando da Vila Vitória. Apesar de recentemente ter completado 18 anos, Mateus é apontado por envolvimento em diversos homicídios, segundo o delegado Delmar Bittencourt.
José Francisco, o "Xera Xera", foi preso em flagrante no Campinho portando um revólver calibre 38 com seis munições. De acordo com a polícia, ele é responsável por fazer a segurança dos pontos de drogas do bairro Campinho e pertence à facção CP.
Santa Cruz Cabrália
Em Cabrália foram registradas duas prisões relacionadas ao tráfico de drogas. Jefferson Canguçu Santos foi preso por tráfico, associação para o tráfico e cárcere privado. Com ele foram apreendidas 170 pedras de crack.
Gabriel Alves Santos foi preso por associação para o tráfico, com participação de menor de idade e cárcere privado. Ambos pertencem à facção MPA de Coroa Vermelha, segundo a polícia.
Avaliação da "Operação Integração Nacional"
A coordenadora da 23ª Coorpin, delegada Valéria Fonseca, destacou o sucesso da operação e ressaltou a prisão de José Francisco, apontado pela polícia como segurança do tráfico no Campinho.
Para o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Valter Serpa, o resultado positivo da ação policial foi obtido graças a essa integração. "Atuamos em diversas frentes ao mesmo tempo, o que culminou com o sucesso da operação"; "Prendemos alguns homicidas que ameaçavam a população de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, prendemos traficantes e acabamos com alguns pontos de tráfico", disse.
O titular da 1ª DT de Porto Seguro, delegado Delmar Bittencourt, salientou a importância das prisões. "Todas as facções de Porto Seguro foram afetadas com essas prisões, pois eram pessoas importantes dentro desses grupos", acrescentando que a Polícia aguarda a ordem judicial para efetuar mais prisões de envolvidos com o tráfico de drogas. Segundo o delegado, os presos que foram autuados em flagrante serão encaminhados para o Conjunto Penal de Eunápolis.
Participaram da operação policiais civis da 1ª DT Porto Seguro, 2ª DT de Arraial d´Ajuda, Deltur, DT Belmonte e DT Santa Cruz de Cabrália, além de policiais militares da SME PM, CETO, Corujão e 4ª Companhia.