Em ronda pelo bairro Pereirão por volta das 00:40, madrugada de domingo para segunda-feira (07), os policiais do 4º Pelotão de Itabela, Paulo Henrique e Cabral, ouviram vários disparos de arma de fogo. Para averiguar a situação, a guarnição foi em busca do local onde estavam acontecendo os disparos, quando na Rua E, próximo ao "Bar da Laura", o indivíduo Itamar Cruz de Souza (23), vulgo "Jhone", foi avistado portando um revólver calibre 38. Segundo a PM, ao dar voz de prisão o elemento teria reagido disparando contra a guarnição, que revidou. Jhone foi baleado e levado para o Hospital Frei Ricardo em Itabela pelos polícias, mas não resistiu e veio a óbito.
Outros dois homens que tinham envolvimento com "Jhone" foram levados pela PM, e explicaram a situação dizendo que eles estavam num bar quando houve uma discussão e possível agressão entre um homem e uma mulher. "Jhone" teria se envolvido na briga, e tanto o agressor quanto "Jhone" estavam armados e acabaram trocando tiros. O agressor teria se evadido e quando "Jhone" retornava ao bar, deu de cara com a PM iniciando a sua segunda troca de tiros da noite.
Nem o agressor nem a mulher chegaram a ser identificados pela PM.
Segundo a polícia, com "Jhone" foram encontrados, alem do revólver 38 da marca smith, 5 munições deflagradas e mais 5 intactas em seu bolso.