Em operação realizada na manhã desta terça-feira (8) na cidade de Medeiros Neto, cumprindo mandados expedidos pela Justiça, a Polícia Federal (PF) prendeu a secretária municipal de educação, Aleny Brito, o chefe de gabinete de prenome Raniere, e um terceiro homem que estaria armado e tentando dar proteção aos secretários.
Os policiais estiveram nos prédios da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e em residências de secretários, de onde recolheram computadores e documentos.
Foram levados a depor na Procuradoria Federal em Teixeira de Freitas, o secretário municipal de Administração, Nilson Vilas Boas Costa Júnior e um seu irmão, ambos filhos do prefeito.
Quanto ao prefeito Nilson Costa, não foi informado se será ouvido na cidade de Medeiros Neto ou na Procuradoria em Teixeira de Freitas.
A PF estaria apurando denúncias de supostas fraudes no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cujas irregularidades consistiriam em desvios na folha de pagamento do setor educacional, com denúncias de que muitos servidores escolhidos pela administração municipal estariam recebendo valores a mais nos contra-cheques e depois repassando para pessoas indicadas pelos secretários Aleni Brito e Nilson Costa Júnior, em fraude mensal de cerca de R$ 150 a 200 mil de prejuízo aos cofres públicos.