Deflagrada na manhã desta segunda-feira (28) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas a “Operação Quali”, com o objetivo de desarticular desarticular organização criminosa envolvida com a prática de fraudes em licitações.
Participam da operação o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MP (Gaeco) com o apoio do Departamento de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil (Draco) e do Centro de Operações Especiais (COE), da Polícia Civil.
Estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão temporária e 6 de condução coercitiva, e os alvos da operação são empresas que atuam no ramo de impressos gráficos e que formaram cartel para vencerem licitações em órgãos públicos estaduais e municipais.
Segundo investigações do MP-BA, o grupo atual há anos na capital e no interior da Bahia e tem conseguido vencer licitações com preços superfaturados em diversos órgãos, que gira em torno de 20% do valor do serviço, sendo que o desfalque produzido aos cofres públicos é de milhões de reais.