home > noticias >

DENÚNCIA

Denúncia de propina no TRE-BA


Por: Bahia toda hora
Publicado em 26/10/2013 11:30

Publicidade

Deputado Ângelo Coronel - Foto: Divulgação

Um esquema de cobrança de propina por parte do chefe de seção de Prestação de Contas dos Partidos Políticos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) pela direção estadual do PSD.

O assunto foi revelado pelo deputado estadual Angelo Coronel, tesoureiro do partido. O parlamentar relata ter orientado sua  assessoria a procurar um escritório de contabilidade que cuidasse da prestação de contas do partido, relativas a 2012.

Seus assessores (Antonio Andrade e Márcio Barreto) chegaram a Joseph Rodrigues dos Santos, indicado nos meios políticos como um  especialista no assunto.

No primeiro contato com Joseph, os assessores descobriram que se tratava do chefe da Seção de Contas Partidárias do TRE, setor responsável pela elaboração de pareceres técnicos sobre finanças das legendas.

Joseph Rodrigues explicou aos assessores de Ângelo Coronel que o serviço seria feito por meio de uma empresa por ele indicada.

Os assessores transmitiram as informações ao deputado que sugeriu um novo encontro com Joseph para gravação da conversa.

O segundo encontro ocorreu e o servidor do TRE confirmou que o dinheiro garantiria um parecer favorável à aprovação das contas do PSD referentes às eleições de 2012.

A prestação de contas é um importante documento serve de base para os julgamentos dos juízes eleitorais. O parecer dado pelo setor onde Joseph trabalha influencia a decisão tomada, em seguida, pelo pleno do TRE.

O gabinete do deputado Angelo Coronel reuniu todas as informações sobre os fatos, juntou aos vídeos contendo os diálogos com o servidor público e apresentou a denúncia, nesta quarta (23), ao Ministério Público Federal.

No primeiro vídeo, Joseph dos Santos conversa com três assessores do parlamentar. Em um momento, diz a um deles: “Se você me der 10 mil, mais um pouquinho, eu fico satisfeito. O resto a gente pode diluir em dezembro até fevereiro, uns quatro mil”.

No segundo, o servidor aparece recebendo R$ 5 mil, valor informado por Angelo Coronel.

O deputado disse que o dinheiro foi pago por um assessor apenas para comprovar o esquema de suborno.

Joseph dos Santos confirmou que foi ao gabinete do parlamentar, mas negou a cobrança de dinheiro em troca de pareceres favoráveis ao PSD.

Em nota, o TRE disse que o caso provocou surpresa em função do padrão de excelência e credibilidade do servidor. O TRE deve ser   pronunciar após ser notificado pelo Ministério Público.

Reprodução do vídeo entregue ao MPF


Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0