O ano de 2017 começou alarmante e trágico para toda a comunidade do bem. Já somam 5 Policiais Militares (PMs) mortos por criminosos na Bahia, apenas nesse mês de janeiro. No ano de 2016 a média mensal de PMS mortos ficou em menos de 2, número já alarmante, pois ultrapassou o número de 21 PMS mortos em 2015 no Estado.
Os últimos PMs mortos por criminosos foram os soldados Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior, que foram levados como reféns por criminosos e posteriormente assassinados. O fato ocorreu em Bom Jesus da Lapa na última segunda-feira (23).
O Sargento Aldo Carvalho dos Santos foi morto em um assalto a uma farmácia no bairro da Pituba na capital baiana. Ele estaria fazendo compras com a esposa quando foi alvejado pelos assaltantes.
Urivelton de Jesus Santana, 31 anos, também está nas estatísticas de morte de PMs. Ele estava de folga no serviço e trabalhava como segurança em um evento em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, quando criminosos promoveram um ataque no qual dispararam contra o militar. Outro PM que também trabalhava no evento foi baleado e sobreviveu.
Jailson César dos Santos Mendes, 43 anos, foi um dos primeiros PMs mortos em 2017. Ele morreu após reagir a um roubo a ônibus na manhã de sexta-feira (13), também em Salvador.
A morte dos Policiais Militares listados acima foi confirmada através de notas de pesar divulgadas na Página Oficial da PMBA em redes sociais.