Nos últimos três séculos a humanidade passou por grandes mudanças:
● surgimento do processo de produção industrial que aumentou a utilização dos recursos naturais e a geração de resíduos;
● migração das pessoas do meio rural para as cidades;
● aumento da produção do conhecimento proporcionando rápido desenvolvimento das ciências e da tecnologia;
● mudanças nos valores e modos de vida da sociedade;
● acelerado crescimento populacional.
Essas mudanças tiveram consequências profundas para todo o planeta:
Cultura de separação do homem e ambiente
O homem não se enxerga como parte do meio ambiente, não estabelece limites nem critérios apropriados para utilização dos recursos naturais;
Crise ambiental
Surgimento de graves problemas ambientais devido ao aumento da utilização dos recursos naturais e da produção de resíduos.
A preocupação com a crise ambiental fez com que surgisse a mobilização da sociedade, exigindo soluções e mudanças. Na década de 60, do século XX, a partir dos movimentos contraculturais, surgiu o movimento ecológico que começou a elaborar a proposta da educação ambiental como ferramenta de mudanças nas relações do homem com o ambiente.
A educação ambiental surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.
Sua proposta principal é a de estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais (a dimensão física e biológica dos processos vitais).
Ressalte-se que, de acordo com essa visão, nem sempre as interações humanas com a natureza são daninhas, porque existe um co-pertencimento, uma co-evolução entre o homem e seu meio. Co-evolução é a idéia de que a evolução é fruto das interações entre a natureza e as diferentes espécies, e a humanidade também faz parte desse processo.
O processo educativo proposto pela educação ambiental objetiva a formação de sujeitos capazes de compreender a sua realidade e agir nela de forma consciente. Sua meta é a formação de sujeitos ecológicos.