Nesta terça-feira (19/03) pela manhã, servidores públicos em sua maioria agentes de saúde e de combate a endemias de Itabela, membros dos comitês de gestão e execução, participantes da sociedade civil organizada, e uma minoria da população, estiveram presentes no evento setorial da sede para apontamento, por parte da população, dos problemas relacionados a saneamento dentro das quatro formas: abastecimento, resíduos sólidos, esgotamento sanitário e águas pluviais.
À frente do evento como corpo técnico, estavam Lucylanne Oliveira – Social do PISA, os Técnicos em assuntos educacionais da FUNASA – João Nogueira e José Alves Farias e o Engenheiro Ambiental do IFBA / Eunápolis - Daví Aquino.
O prefeito Luciano Francisqueto, o vice-prefeito Gedalvo Matos, alguns secretários e os vereadores Alex da Pax e Reinaldo Porto participaram da abertura do evento. Secretários de Agricultura e Meio Ambiente, respectivamente Edgar Gulart e Ednardo Oliveira participaram da programação.
João Nogueira, em conversa com a reportagem do CliC101, reforçou a necessidade da participação popular e desmistificou que o plano serve para os próximos 20 anos, mas isso não quer dizer que ações só serão feitas daqui a 20 anos como algumas pessoas pensam erroneamente. Segundo ele, existem ações que serão planejadas para curto, médio e longo prazo.
No evento, os participantes foram divididos em 4 grupos, onde cada grupo relacionou por escrito os problemas e as possíveis soluções a serem adotadas (diagnóstico e prognóstico). Os problemas serão abordados em outra matéria.
Amanhã o mesmo evento acontece nos setores de Monte Pascoal (8h) e São João do Monte (Montinho)(14h).
Toda a comunidade dos arredores, incluindo zona rural, deve participar.