Segunda-feira (11) começou agitada na zona rural da divisa de Itagimirim e Itapebi no sul da Bahia, com ação da ADAB e apoio da Companhia Independente de Polícia Ambiental, em cumprimento a requisição do Ministério Público Especializado em Meio Ambiente para apreensão de animais em Área de Preservação Permanente (APP).
A ação foi desenvolvida em pelo menos dois locais na mesma região. Na primeira delas o proprietário dos animais, bovinos, chegou a obstruir a ação e por pouco não foi detido, mas acabou recebendo mais uma notificação e deve ser chamado na Promotoria.
No segundo caso, nas proximidades da rodovia BA-275 em Itapebi, cerca de 12 (doze) animais foram apreendidos, sendo dez bovinos e dois equinos. Os animais foram levados para o Centro de Zoonoses em Eunápolis. Os proprietários terão 10 dias para reivindicar os animais, que podem ser doados a instituições.
A criação de animais, bovinos, equinos e outros, em área de preservação ambiental, traz grandes prejuízos ao meio ambiente relacionado a destruição das nascentes e da vegetação que as protegem, contribuindo diretamente com a escassez dos recursos hídricos.