Representantes de empresas do setor florestal, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa estarão reunidos nesta terça (22) e quarta-feira (23) no Encontro Nacional Diálogo Florestal 2020.
Com sessões públicas que serão transmitidas pelo YouTube e outras exclusivas para participantes, o objetivo é apresentar os resultados do trabalho do Diálogo Florestal no Brasil, promover reflexões, a troca de experiências e informações entre os participantes, além de deliberar sobre as próximas atividades que serão desenvolvidas.
O evento contará com a participação dos representantes do Conselho de Coordenação, dos Fóruns Florestais, palestrantes e será também um momento de celebração dos 15 anos de atuação do Diálogo.
“As sessões públicas matinais permitirão o engajamento das pessoas interessadas nos debates promovidos pelo Diálogo Florestal e conhecer os principais resultados do trabalho desenvolvido. Além disso, será uma oportunidade para a reflexão sobre o mundo que queremos e as melhores práticas do setor”, afirma a secretária executiva do Diálogo Florestal, Fernanda Rodrigues.
Programação
Com a possibilidade de atingir um público maior por meio da transmissão online, as sessões matinais do encontro deste ano serão abertas e transmitidas pelo Canal do Diálogo no YouTube.
A partir das 10h, na terça-feira, 22, haverá as boas-vindas e a apresentação das principais atividades do Diálogo Florestal em 2019/2020 e das ações previstas no Plano de Ação até 2022. Ainda nessa primeira manhã, será realizado o Painel 15 anos do DF no Brasil com debate interativo liderado por representantes do Conselho de Coordenação.
Na quarta-feira, 23, também às 10h, será lançada a segunda edição da publicação Casos de Sucesso: Árvores Plantadas e Sociedade, que apresenta boas práticas na relação do setor de plantações florestais com a sociedade. Os trabalhos selecionados via chamada pública passaram pela análise da Comissão Avaliadora independente formada por Andrea Azevedo, diretora de Desenvolvimento Institucional na Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis; Rodrigo Castro, líder da Solidaridad Network no Brasil, promovendo inclusão social e sustentabilidade nas principais cadeias produtivas da agropecuária; e, Sérgio Adeodato, jornalista especializado em sustentabilidade e autor do Caderno do Diálogo sobre silvicultura e comunidades. No total, foram recebidas 14 candidaturas de todas as regiões brasileiras. A publicação traz os três casos mais bem avaliados e uma menção honrosa.
Para encerrar as sessões públicas, será realizado às 11h do dia 23, o Painel Pandemia e desafios da humanidade: reflexões para o mundo que queremos.
Serviço
Encontro Nacional Diálogo Florestal 2020
22/09 – Terça-feira
Manhã: sessão pública via youtube.com.br/dialogoflorestal.
10h00 Boas-vindas pelo Conselho de Coordenação, apresentação de participantes e da programação por Ivone Namikawa (Klabin) e Beto Mesquita, (Instituto BVRio)
10h30 Apresentação das principais atividades do Diálogo Florestal em 2019/2020 e andamento das ações previstas no Plano de Ação até 2022 (Fernanda Rodrigues, secretária executiva do Diálogo Florestal)
11h00 Painel “15 anos do Diálogo Florestal” no Brasil:
-
Apresentação de vídeo comemorativo aos 15 anos do Diálogo Florestal no Brasil;
-
Debate interativo com Carem Zarnardo (Stora Enso), Dalce Ricas (AMDA), Daniel Venturi (WWF Brasil) e José Artêmio Totti (Klabin).
Tarde: sessão privada via link enviado para participantes inscritos(as)
14h00 Política de participação e regimento interno do Conselho de Coordenação: propostas do Conselho de Coordenação e discussão em grupos. Facilitação de Edilaine Dick (Apremavi) e Jacinto Lana (Cenibra).
15h30 Apresentação das alterações definidas para regimento interno do Conselho de Coordenação por parte das empresas e das organizações da sociedade civil (Representantes por indicação de cada grupo).
23/09 – Quarta-feira
Sessão pública: sessão pública via youtube.com.br/dialogoflorestal.
10h00 Casos vencedores e premiação simbólica da chamada pública para publicação do vol. 2 da série Casos de Sucesso: “Árvores Plantadas e Sociedade”. Participação do Comitê de Avaliação composto por:
-
Rodrigo Castro (Solidariedad Network);
-
Andrea Azevedo (Instituto Conexus); e,
-
Sérgio Adeodato (Jornalista).
11h00 Painel “Pandemia e desafios da humanidade: reflexões para o mundo que queremos” com fala especial de Roberto Waack (Chatam House Fellow) e como debatedoras Maurem Alves (CMPC) e Miriam Prochnow (Apremavi).
Sessão privada: via link enviado para participantes inscritos(as)
14h00 Comunicação, ampliação do alcance e principais ferramentas para interação no mundo digital por Fernanda Rodrigues (Secretária executiva Diálogo Florestal).
15h30 Análise de conjuntura: impactos da pandemia para o Diálogo Florestal e o compromisso para o futuro que queremos. Painel composto por:
-
Maurício Bianco (Conservação Internacional – CI Brasil);
-
Luiz Tapia (Veracel);
-
Representantes dos Fóruns Florestais: Márcio Braga (Bahia), Edilaine Dick (Paraná e Santa Catarina), Murilo Mello (Paulista), Dalce Ricas (Mineiro) e Gilmar Dadalto (Espírito Santo).