O presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Jorge Máecio (PP), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (26/05) com o secretário municipal de Meio Ambiente, Flamarion Mattos, para tratar da segurança dos catadores de material reciclável e de suas famílias, diante da criação do Aterro Sanitário Municipal e a consequente desativação do lixão, no Bairro do Alecrim.
Estiveram presentes também os vereadores Adriano Cardoso (Solidariedade), Francis Gabriel (PTC), Fábio Arruda (PSC) e Marcos Oliveira Costa (PDT). O grupo de parlamentares está acompanhando as etapas do acolhimento aos catadores que ficavam no antigo lixão.
Os parlamentares querem conhecer as condições dos catadores que trabalharão no aterro e no Galpão, para que não estejam expostos a contaminação e a acidentes de trabalho, e para que utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) suficientes e adequados, e que não fiquem em situação de insalubridade.
O secretário de Meio Ambiente reafirmou o compromisso da gestão, que prometeu ceder um Galpão para os catadores de materiais recicláveis. Flamarion acrescentou que “o Galpão oportunizará a todas as cooperativas realizarem o processo de seleção de material para comercialização”.
Uma comitiva de vereadores deve visitar o Aterro Sanitário com o objetivo de ver as condições do local e acompanhar as etapas de separação do lixo reciclável, a estrutura da deposição final dos materiais descartáveis, chorume e gás metano produzidos, e também sobre o fim de pilhas, baterias e lâmpadas, que devem ser recolhidas por quem comercializa estes produtos.