Publicidade
O turismo de observação de aves tornou-se um aliado da preservação ambiental e é crescente em todo o Brasil. Tendo em vista a grande variedade de espécies de aves em Porto Seguro, com seu vasto território com Mata Atlântica, manguezais e parques ambientais, propícios à vida livre dos pássaros, mais um festival deve fortalecer o segmento. Pra se ter uma ideia, na área da Estação Veracel já foram registradas mais de 180 espécies de aves e, desde 2019, mais de 1 mil observadores de aves visitaram a Estação com esse propósito.
A 3ª edição do Festival de Aves, de 17 a 19 de agosto, vai acontecer na Cidade Histórica, aberto gratuitamente a todo o público da cidade e a visitantes, de todas as faixas etárias, que poderão apreciar o canto, as cores, formas e conhecer espécies ameaçadas, além de adquirir mais conhecimento sobre o "birdwatching", que é um caminho potente para fortalecer a biodiversidade, a ciência e o desenvolvimento local com respeito à natureza.
A programação conta com atividades educativas, exposições, contações de histórias, palestras com especialistas e a atrativa observação de aves ao ar livre. Além disso, lançamento da nova marca da Estação Veracel que traz o pássaro crejoá e a flor da árvore murici, presentes na reserva para sua identidade e material publicitário, em comemoração aos 25 anos de fundação da RPPN, reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
A Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Turismo; RPPN Rio do Brasil; Parque Nacional do Pau Brasil; Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades e a Universidade Federal do Sul da Bahia, são parceiros da RPPN Estação Veracel na realização do festival.