Sabe-se que o desmatamento, a poluição hídrica e o uso não sustentável dos recursos naturais são alguns dos fatores que ameaçam a qualidade da água e os ecossistemas aquáticos. Isso reforça a necessidade urgente de implementar novas estratégias de conservação, gerando benefícios de longo prazo. Pensando nisso, o Comitê das Bacias Hidrográficas do Leste (CBHL), decidiu ativar a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CTEAM) na sua última reunião ordinária realizada em Itabuna. Os membros do CBHL, representados pelo poder público, sociedade civil e usuários de água, discutiram os imensos desafios na preservação da água e concluíram que a educação ambiental aliada aos programas ambientais dos municípios, será fundamental para mitigar os impactos nas bacias hidrográficas.
O plano é que a Câmara Técnica promova uma mudança significativa na forma como a sociedade e os setores produtivos interagem com os recursos hídricos nas bacias hidrográficas do leste, onde funcionará como um fórum de discussão e planejamento estratégico, unindo conhecimento técnico e engajamento social com a participação de 6 pessoas representando o governo, organizações não governamentais, instituições de pesquisa, comunidades locais e setor privado. O objetivo principal da Câmara Técnica será elaborar e implementar programas de conscientização, capacitação e ações práticas que promovam a conservação dos recursos hídricos nas bacias.
Segundo Lucélia de Melo Berbert, presidente do CBH Leste e representante da prefeitura de Jussari, a questão do lixo tem sido um dos maiores desafios na preservação das águas por impactar diretamente nos recursos hídricos. Ela reforçou ainda que a Câmara Técnica vai auxiliar as prefeituras para o cumprimento da nova meta de acabar com os lixões até agosto de 2024. “Temos como exemplo o município de Jussari que organizou associações e cooperativas para o trabalho de coleta seletiva e reciclagem feito pelos agentes ambientais, e isso tem colaborado para a redução na quantidade de resíduos sólidos”, afirma.
Primeira reunião da CTEAM é realizada de forma virtual
As seis integrantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CTEAM) tiveram a sua primeira reunião realizada na última semana. No encontro virtual, os presentes iniciaram o trabalho entendendo como se dará a organização, funcionamento, responsabilidades e atribuições da Câmara Técnica. Discutiram ainda suas percepções e análises da importância do tema para as bacias hidrográficas do Leste e elegeram a estrutura da coordenação básica da CTEAM.
Entre as iniciativas idealizadas, estão programas de educação ambiental nas escolas, campanhas de sensibilização pública sobre o uso responsável da água, articulação com diferentes atores e parcerias entre escolas, empresas, órgãos governamentais e ONGs. Nas próximas reuniões, será construído o plano de ação de trabalho e após ser submetido à aprovação do Comitê das Bacias Hidrográficas do Leste, os membros da CTEAM darão início às articulações para colocar os trabalhos em prática.