home > noticias >

GAMBA realiza oficina para elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Os participantes apresentaram sugestões e deram opiniões sobre forças, fraquezas, oportunidade e ameaças, elementos essenciais para a construção do plano

Por: Clic101
Publicado em 04/11/2014 11:35

Publicidade

Esta terça-feira (4) foi de trabalho intenso no salão do Rotary Club de Itabela, onde estiveram reunidos todo o dia, representantes do poder público, sociedade civil e organizações não governamentais, com o objetivo de institucionalizar o processo de elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), conforme previsto na Lei da Mata Atlântica nº 11.428/06, regulamentada pelo Decreto Federal nº 6.660/08, que reúne e define os elementos necessários à proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica.

A Lei da Mata Atlântica determina que serão beneficiados com recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica os municípios que possuam PMMA devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, destinados a projetos de conservação e recuperação que estejam alinhados com as diretrizes do PMMA.

A oficina foi realizada pela equipe do Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBA), pioneiro na elaboração de PMMAs, entidade que há 32 anos desenvolve ações de monitoramento de políticas públicas, de educação ambiental, de conservação de ecossistemas e projetos de reflorestamento de Mata Atlântica.

Num trabalho muito dinâmico conduzido pelo moderador Alexandre Merrem, os participantes estiveram sempre motivados, apresentaram sugestões e deram opiniões sobre forças, fraquezas, oportunidade e ameaças, elementos essenciais para a construção do plano.

Ao final dos trabalhos, tanto os técnicos do GAMBA quanto os participantes da oficina consideraram acima das expectativas o conteúdo discutido e as sugestões apresentadas por todo o grupo.

Estiveram presentes e participando ativamente o secretário meio ambiente de Itabela - Paulo Pianizoli, diretor da Veracel Celulose – Pedro Cardoso, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais – Ednardo Oliveira, Tarcilia Sartório – produtora rural e presidente do Rotary Club, Manoel Peixoto – Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Cabeceira do Rio Caraíva, produtores rurais José Bonifácio e Roni Pimpinati, Marcos Pinheiro – Inema, Regiane Ferreira – Ong Natureza Bela, servidores municipais e funcionários de empresas diversas.

A equipe do GAMBA se fez representar pelos coordenadores Renato Cunha e Milena Maia, Alexandre Merrem – Moderador, Ana Cláudia Fandi – Assessora técnica, Osvaldina Cruz – Mobilizadora regional, Felipe Bucheni, Vanessa e Alessandra.

Esta foi a primeira das quatro etapas previstas para o plano, que além de Itabela, é executado também nos municípios de Guaratinga, Itagimirim, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Mascote e Canavieiras.

A próxima etapa em Itabela está agendada para os dias 28 e 29 de janeiro de 2015.









Comentários do público:

Publicidade
0