home > noticias >

ITABELA

Moradores fazem de cafezal o segundo lixão de Itabela; agricultor denuncia a órgãos municipais

Além de um problema pessoal do agricultor, o problema é principalmente de saúde pública

Por: CliC101 | Welisvelton Cabral
Publicado em 12/11/2015 04:05

Publicidade

Moradores do bairro Irmã Dulce em Itabela vêm transformando em um lixão uma propriedade rural onde há o cultivo de café.

Segundo o proprietário da área, o agricultor Júnior De Martins, ele já teria tentado falar com vários moradores da localidade pedindo para que não jogassem lixo na propriedade, mas não teria sido ouvido. Ele relatou ainda que alguns moradores não tiveram uma recepção muito amistosa com o pedido.


Júnior conta que desde que a localidade foi loteada ele vem sofrendo com a situação. O problema causa prejuízo, pois já teve pneus cortados por pedações de vidros, funcionários feridos também pelos cacos de vidro, dificuldade de trabalho no local pelo mau cheiro e risco à saúde.

Além de um problema pessoal do agricultor, o caso também é de saúde pública.
 


No cafezal estão sendo descartados todo tipo de lixo. Em alguns metros percorridos por nossa equipe, flagramos móveis, como sofá, cacos de vidro, entulho, vários tipos de lixo doméstico e até dois vasos sanitários ainda estão no local.

Mau cheiro, recipientes que acumulam água parada, descarte de fezes, são iminentes riscos à saúde da própria população que reside na vizinhança.
 

Segundo o agricultor, ele se viu obrigado a fazer denúncia na Vigilância Sanitária e também chegou a procurar o Secretário de Meio Ambiente, Paulo Faé, mas o secretário teria mandado que ele procurasse o setor de tributos, que nada tem a ver com a situação. Disse ainda que é frequente o recolhimento de lixo nas vias urbanas da localidade, feito pela empesa responsável pela coleta, não havendo assim nenhum tipo de justificativa para a atitude adotada pela população.
 
Em contato com o secretário Paulo Faé, o mesmo informou que não é a primeira vez que recebe reclamação sobre a situação, que de outra vez foi até a localidade conversar com os moradores, os quais teriam concordado em não descartar mais o lixo daquela forma. Informou ainda que nesta sexta-feira (13) irá mais uma vez, com uma equipe, tentar dialogar com a vizinhança da localidade.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0