O longo periodo de estiagem tem criado dificuldades no abastecimento de água em algumas comunidades, e prejuízos irreparáveis ao setor produtivo de modo geral em toda a região.
Essa situação fez parte do conteúdo da reunião realizada na última semana (16/12) no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Eunápolis, segundo relatou à nossa reportagem na manhã desta segunda-feira (21) a coordenadora do órgão, Patrícia Reis, que fez um relato das ações desenvolvidas pelo órgão.
Em tom conciliador, a coordenadora expôs a situação encontrada durante visitas de campo a diversas propriedades em toda a região, verificando cada caso em particular e adotando as medidas específicas para cada um deles.
Segundo Patrícia, o momento é de buscar soluções conciliatórias, sem ferir direitos adquiridos daqueles que têm a situação regularizada junto ao Inema, lembrando que em caso extremo, é priorizado o abastecimento humano, conforme prevê a legislação, mas que não foi adotada até então pelo órgão nenhuma medida restritiva ou extrema de suspensão da captação de água nos mananciais existentes, desde que esteja dentro dos limites estabelecidos e devidamente regularizado.
A reportagem do CliC101 manteve também contato com o INEMA em Salvador, sendo informada da inexistência de qualquer medida restritiva que tenha chegado até o setor de fiscalização do órgão na capital referente à região, e em particular ao município de Itabela.
Produtores presentes na reunião manifestaram total sensibilização com a questão, e na linha do que foi sugerido pelo Inema, também buscam soluções conciliatórias para minimizar os efeitos da estiagem e para que todas as partes envolvidas tenham o menor impacto possível.