A Veracel Celulose promoveu no último dia 19/03 um evento em comemoração aos 10 anos da Rede de Percepção de Odor (RPO). O evento aconteceu na fábrica e contou com a participação de colaboradores da empresa, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), de voluntários da Rede e de seus convidados. Além do momento de celebração, foram apresentados o histórico dos registros de odor nas comunidades ao longo destes 10 anos e as perspectivas para o futuro, além da reciclagem do treinamento dos voluntários na percepção de odor.
Durante o evento, os voluntários e os seus convidados também conheceram um pouco mais das operações da fábrica e visitaram a atividade de colheita de eucalipto em uma das áreas da empresa. “Participar dessa reciclagem anual faz com que a gente se sinta muito mais integrada à RPO e cada vez mais preparada para atuar quando necessário”, afirmou a voluntária de Itapebi, Darlene Rosa Soares.
Como parte da programação, os voluntários foram homenageados e reconhecidos por sua participação nos 10 anos da RPO . “Com o apoio da comunidade, temos conseguido avaliar ano a ano a eficácia do sistema de controle de odor da fábrica. É através das comunicações de odor feita pelos voluntários que nós podemos perceber se estamos no caminho certo”, destacou Tarciso Matos, coordenador de Controle Ambiental da empresa.
A atuação dos voluntários também foi reconhecida pelo representante do INEMA, Carlos Medeiros. “A comunidade também possui um papel fiscalizador e tem grande importância para o monitoramento de qualquer odor emitido pela fábrica da Veracel”, enfatizou.
O diretor de Operações da Veracel, Ari Medeiros, comentou que no ano de 2015 nenhuma ocorrência ou suspeita de odor foi registrada pela RPO. “Foram anos de investimento em equipamentos, treinamentos e nas pessoas. Graças ao empenho de todos, conseguimos ter bons resultados e hoje somos referência para outras empresas. Isso é fruto de um trabalho contínuo e integrado entre a empresa e a comunidade”, assegurou Medeiros, acrescentando ainda que o desafio da Veracel agora é manter os mais baixos índices de registros de percepção de odor na comunidade.
RPO: 10 ANOS DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E ÀS COMUNIDADES
Criada em 2005 com a finalidade de atendimento a uma condicionante ambiental da licença de operação da fábrica emitida pelo INEMA, a Rede de Percepção de Odor (RPO) é um bom exemplo de respeito ao meio ambiente e às pessoas. Os registros de ocorrências de odor nas comunidades baixaram de 19, em 2011, para zero, em 2015.
Atualmente, 25 voluntários moradores vizinhas da fábrica participam da Rede e ajudam no controle da emissão de odor que podem ser emitidos pela fábrica. Os voluntários são moradores de Itapebi, Itagimirim, Eunápolis (incluindo a sede do munícipio, o distrito de Mundo Novo e o distrito de Projeto Maravilha), Vera Cruz – distrito de Porto Seguro, e Belmonte (incluindo a sede do município e os distritos de Barrolândia e Santa Maria Eterna).