Uma das indicações aprovadas nesta manhã na sessão da Câmara Municipal de Itabela foi a do vereador Reinaldo Santos Porto, juntamente com outros seis vereadores, que indicaram “asfaltamento ou calçamento da Av. Pedro Alvares Cabral e o restante da Av. Manoel Carneiro”. A indicação gerou um debate entre alguns edis. Embora as respostas tenham sido dadas em momentos diferentes, frisamos o que foi dito sobre o assunto.
O presidente da Câmara, Alex Alves Viera, no final do seu discurso no “Grande Expediente” se manifestou sobre a indicação afirmando que mesmo sem a indicação do vereador, as obras já estão previstas, e que emendas de recursos destinadas às obras já teriam sido feitas por deputados, inclusive uma dessas seria por influencia de Tia Eron. “Se você adivinhou, parabéns, mas essas obras serão concluídas daqui 60 dias... ”, disse.
Após iniciada a “Ordem do Dia”, momento de discussão e votação dos itens da pauta, estando sob votação a indicação do vereador Reinaldo, o vereador Professor Renato entrou em defesa do vereador Reinaldo com relação a fala do presidente, dizendo que as indicações são válidas, e afirmou que as emendas citadas pelo presidente Alex não tem especificação das ruas onde serão aplicadas.
RENATO – “Eu queria dizer ao vereador que o seu pedido junto aos outros colegas é pertinente a uma situação boa. Queria dizer também ao presidente que ... aquilo que o vereador fez foi uma indicação das ruas em si, por que as emendas não vem dizendo aonde vai ser asfaltada qual é a rua não, só vem o valor mesmo”
ALEX – “Mas aí já tá cartas marcadas viu vereador”
RENATO – “é né então, assim...”
ALEX – “Só quero botar o povo a par do que está acontecendo”
RENATO – “Se a gente for falar de cartas marcadas a gente tem tanta carta marcada aqui que não vai dar nem tempo falar de tanta carta né, essa Câmara mesmo é um problema sério, tem muita gente que conversa e no final das contas não é aquilo que fala...”
ALEX – “Vereador, o que eu quis dizer para a população é que todos nós já sabemos que daqui 60 dias o prefeito vai concluir essa obra, porque ele já passou pra todos nós, então independente da indicação do vereador ou não, eu quis dizer que a obra será construída por que foi o executivo que passou para todos os vereadores, eu não estou aqui para implantar e nem enganar o povo não vereador”
RENATO – “Sim seu presidente, o que eu quero dizer aqui é o seguinte, até porque eu estive presente, quem vai construir essas ruas é a Katarina construções e Engenharia que vai fazer essas ruas, inclusive estive lá com o prefeito nessa reunião, fui eu que levei o prefeito a conversar com o dono da Katarina”
GORDO – “E já teve a licitação?”
RENATO – “Não teve a licitação, vai ser carta convite, de antemão vou adiantar isso aqui. Pra construção da rua Miramar, foi a rua que ele nos disse e nos falou que seria construída. A Pedro Alvares Cabral e a Manoel Carneiro é uma suposição que com esse investimento de Udurico Júnior em asfalto e Tia Eron poderia ser feito, ele não passou pra gente de uma maneira correta dizendo vai ser feito, então por isso o nosso nobre colega fez essa indicação das ruas...”
O vereador Gordo entrou no diálogo lembrando as emendas que outros deputados fizeram para Itabela e que não vieram por falta de certidão. “Eu só acredito quando o dinheiro estiver na conta”, disse o vereador Gordo.
Ouça o áudio editado com os trechos do debate!