A indicação de um líder na Câmara Municipal parece não ter sido prioridade para alguns ex-prefeitos do município de Guaratinga, ou, quem sabe, eles não tiveram nada a apresentar ou não confiaram nos vereadores. Foi essa a marca registrada nos mandatos dos ex-prefeitos Ezequias Viana e seu sobrinho Kenoel Viana.
O último líder de um prefeito em Guaratinga aconteceu nos dois últimos anos da gestão do ex-prefeito Ademar Pinto, naquela ocasião representado pelo então vereador Gelson Almeida.
Diferentemente, a prefeita Christine Pinto tem mantido uma relação estreita, cordial, respeitosa, de entendimento e de resultados, com todos os integrantes do Legislativo Municipal de Guaratinga, independentemente de cor partidária e de terem sido ou não eleitos por outros grupos políticos, no objetivo de trabalhar para as pessoas.
Indicado pela prefeita, o vereador Marcos Pereira dos Santos (PP), conhecido como Marcão, com base eleitoral no povoado de Monte Alegre, disse alto e muito claramente em discurso no plenário da Câmara de Guaratinga o que o levou a aceitar o convite da prefeita Christine Pinto para ser o Líder do Governo:
“Para aceitar uma proposta dessa é preciso ter confiança em quem está no Executivo. Então eu decidi confiar no Executivo. Ficamos três meses observando, não as obras, mas as atitudes do Executivo. Percebi firmeza do Executivo e por isso aceitei ser líder do Governo. E vamos procurar fazer um governo transparente, em parceria não somente com a prefeita, mas também com a Câmara. Quero estar dando satisfação das indicações de Vossas Excelências. Estou aqui para responder para vocês em nome do Governo nesta Câmara”, enfatizou Marcos.