home > noticias >

PPA MUNICIPAL

Planejamento garante bom desempenho de gestão municipal

UPB realizou seminário sobre o tema nesta quarta-feira (19)

Por: CliC101 | Ascom UPB
Publicado em 20/04/2017 06:18

Publicidade

Entendendo a importância do planejamento para o bom desempenho da gestão pública municipal, a União dos Municípios da Bahia – UPB uniu-se a Secretaria Estadual do Planejamento (SEPLAN), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UFES), para realização, nesta quarta-feira (19), do seminário “Planejamento, Cenário e Oportunidades para o PPA Municipal 2018-2021”.

 Foto: Secom/Manu Dias

Presente à cerimônia de abertura do evento, o vice-governador e secretário de planejamento do Estado da Bahia, João Leão, afirmou que planejar traz um terreno fértil para realizar. “Estamos diante de gestões que fazem uma prefeitura harmoniosa, descente, séria e querem ver o bem de seu povo. Ser prefeito é realizar sonhos. A demanda é grande. E dentro desses sonhos a serem realizados está o PPA municipal”, disse o vice-governador, exemplificando que o planejamento é o primeiro passo para grandes realizações.

 

Explanação compartilhada pelo presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, responsável por ciceronear os convidados, uma vez que o seminário aconteceu no auditório da instituição. “O planejamento é que norteia a administração pública moderna. Prefeitos e municípios que não planejam não vão a lugar nenhum. Temos aqui uma oportunidade impar de pensar as nossas gestões, os nossos princípios administrativos e traçar metas”, disse Eures.

Foto: UPB

Na oportunidade, o presidente convidou os presentes para a 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 15 a 18 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Famoso evento no calendário municipalista, contará com quatro dias intensos para discussão de pautas de interesse dos prefeitos.

“Não estamos vivendo um momento de sobra e fartura. Temos um desafio enorme de enfrentar um período mais difícil do ponto de vista econômico, institucional e crise política. Sempre peço aos meus gestores e secretários, vamos concentrar as prioridades naquilo que é essencial, que tem marca impacto a vida das pessoas”, disse o governador Rui Costa.

Foto: UPB

Já o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro do Nascimento Silva, mostrou que a instituição de ensino está aberta a parcerias. “Temos o desafio de instrumentalizar os gestores municipais para elaboração da peça do PPA, mas também de fazer o monitoramento do alcance das metas. Nós, da Universidade, estamos abertos a parcerias que possibilitem a melhoria no aspecto da gestão pública municipal”, concluiu.

“Quando eu era prefeita, falavam muito que sem planejamento não teríamos receita para fazer nada, principalmente porque a receita é oscilante. Em nome da Flem eu convido as prefeituras para fazermos parcerias que permitam capacitação técnica”, disse a presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Maria Quitéria, ex-prefeita de Cardeal da Silva e ex-presidente da UPB.

 

O evento contou com a participação do presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, do deputado estadual, Antônio Henrique Junior, além de outros deputados estaduais, secretários municipais e prefeitos. No período da tarde, aconteceram duas mesas temáticas. A primeira sobre Cenário Socioeconômico para a Bahia e a segunda sobre Cenário e oportunidades para os municípios.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0