home > noticias >

MARCHA LENTA

Obra do governo da Bahia comemora um ano sem perspectiva de fim

Estradas estaduais nos municípios de Itabela e de Guaratinga, cada buraco uma promessa

Por: Clic101
Publicado em 13/11/2013 04:04

Publicidade


A placa está lá dizendo: “Governo da Bahia Trabalhando” (Derba),no trecho de 32 quilômetros da BA-670 entre o entroncamento de Itororó, sentido Potiraguá, com enormes crateras, asfalto arrancado, sem sinalização, uma verdadeira ‘armadilha’ em todo o tajeto.

As obras se arrastam “em marcha lenta” e já estão completando um ano. Apenas um trator e uma caçamba continuam lá, talvez para justificar a placa. A cada dia e principalmente a cada chuva, a buraqueira aumenta mais e o perigo de quebra de veículos e assalto ronda motoristas que por ali precisam transitar, principalmente à noite.

Não escapa nem o enorme caminhão do governo da Bahia que estampa a pomposa marca “cidadania que vai até você”. Vai, mas não sabe se chega ao seu destino, ou que dia chega, ou como chega.

Como se não bastasse o sofrimento de motoristas de automóveis, utilitários e caminhões, por ali transitam dia e noite ônibus de linhas para Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista, Itapetinga, dentre outras localidades, sem falar no grande número de ônibus de turismo que se destinam principalmente a Porto Seguro e que aumenta enormemente nessa época de final de ano.

Quem imaginava que o descaso do Derba – Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, órgão do governo responsável pelas estradas estaduais baianas, estava apenas por aqui na região da costa do descobrimento, não deve se consolar com isso, mas encontrou outras regiões tão sofridas e desassistidas pelas ações do governo estadual.

Rodovia Itabela/Guaratinga

Objeto de matérias anteriores sem que nenhuma providência fosse tomada para sua recuperação, está a BA-989 que liga a cidade de Itabela a Guaratinga, ao invés de recuperar a pista cheia de buracos e o acostamento tomado pelo mato, o Derba, conforme declaração do usuário Marco que transita diariamente por aquele trecho, “fez uma pintura de faixa com tinta inadequada, por cima da areia e sem sequer ter o cuidado de varrer, deixando para trás os buracos”, sem esquecer das invasões das áreas de domínio do Derba invadidas até quase o limite da pista, sob os olhares complacentes do órgão.

Rodovia BR101/Barra Nova e Cajuíta

Outra obra sempre prometida mas nunca realizada é o asfaltamento da rodovia estadual que liga a BR-101 aos povoados de Barra Nova e Cajuíta, no município de Guaratinga, um verdadeiro sofrimento, principalmente nos dias de chuva.

Como está chegando a hora de candidatos a deputado e a governo estadual, depois de quatro anos de ausência, aparecerem mais uma vez para pedir voto, talvez venham novamente com novas promessas e como salvadores da pátria, ou melhor, dos municípios, e do povo.  




Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0