A nomeação da ex-prefeita do município de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD), feita pelo governador Rui Costa (PT) para ocupar um dos cargos mais importantes do Estado, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedur), está sendo duramente criticada nos meios políticos.
Para o deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB), líder da bancada, o governador Rui Costa (PT) fere o princípio da moralidade na administração pública ao nomear Jusmari, condenada em maio deste ano a uma pena três anos por fraude em licitação para compra de medicamentos, materiais hospitalares e odontológicos.
“É um absurdo que o governador nomeie para um cargo tão importante, em uma das maiores secretarias do estado, uma gestora que responde na Justiça por atos de improbidade administrativas. Há uma evidente falta de observância a um dos princípios que deve valer na escolha de um titular, que é a comprovação de um comportamento inquestionável que o gestor deve ter à frente de uma administração e não é isso que a ficha da ex-prefeita aponta”, afirmou.
Para o vice-líder da bancada do DEM, Luciano Ribeiro, a decisão de Rui foi apenas política. “Fica claro o desrespeito e a intenção apenas política do governador em nomear uma liderança de um município grande, às vésperas de um ano eleitoral, num sinal de uso da máquina pública para articulação da pré-campanha ao governo da Bahia”, frisou.