Na tarde de terça-feira (12) o Plano de Aplicação de recursos do precatório do Fundef foi apresentado aos servidores e entregue a representante do Poder Executivo Municipal, além de uma cópia à Câmara de Vereadores. A audiência pública convocada pelo presidente Alex Alves Vieira aconteceu no plenário da Câmara.
Durante vários minutos o Assessor Jurídico da APLB na elaboração do plano de aplicação, Joel Câmara, explanou sobre projeto de lei.
A entrega do projeto foi feita pelo presidente da Aplb de Itabela – Valtim Rodrigues à Procuradora do Município, Dra. Josielma Vasconcelos, que representou o prefeito Luciano Francisqueto na audiência.
Em entrevista ao CliC101, a Dra. Josielma disse que o prefeito estaria em viagem. Questionada em relação a sua visão sobre as explanações e o plano, Josielma disse que a explanação do Dr. Joel Câmara foi plausível, e completou dizendo: “Acredito que é o que nós estamos precisando para finalizar esse processo do precatório, que é uma norma municipal que dá legalidade ao pagamento dos professores”. Quanto a um prazo estimado para uma manifestação sobre o plano, a procuradora ressaltou a viagem do prefeito, o recesso de fim de ano e afirmou: “eu acredito que até dia 15 de janeiro já temos uma resposta”.
A Secretária de Educação Christiane Coelho fez questão de ressaltar a unanimidade entre a mesa técnica sobre a distribuição do recurso correspondente aos 40%, sendo beneficiadas todas as unidades de educação que possuem deficiências, ao invés de beneficiar algumas e deixar as outras a espera de novos recursos dos quais não há previsão. Além de reformas, o plano prevê a construção de unidades.
Estiveram presentes vereadores, APLB local, representantes dos sindicatos APLB de Porto Seguro e Itapebi.