A prefeita de Guaratinga, Drª Christine Pinto, participa em Brasília da XXI Marcha em Defesa dos Municípios com o tema "Compromisso com o Brasil". O evento está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, localizado no setor sul da Capital Federal, de 21 a 24 de Maio de 2018.
Dentre as reivindicações está a questão da divisão dos royalties de petróleo, da parte destinada aos municípios, de modo a contribuir diretamente com a situação financeira em que esses entes se encontram e sanar pelo menos parcialmente suas dificuldades econômicas.
Na tarde desta segunda-feira, 21 de maio, a plenária “Resultados alcançados e Desafios para 2018” estava lotada de gestores e gestoras municipais. As fundadoras do movimento, Tania Ziulkoski e Dalva Christofoletti, iniciaram as atividades.
Municipalista há mais de 64 anos, Dalva deixou uma lição: “Vale a pena lutar e tudo é construção. Ás vezes a gente começa a colocar um tijolinho, põe outro e ele cai. Coloca de novo e coloca de novo porque não foi fácil chegar até aqui e ter tanto espaço para discutir gênero. Foi aos poucos”. Ao interagir com o público, a fundadora mencionou o grande desafio de ser gestor local, que luta por melhorias para a comunidade.
Guaratinga também participa dessa luta incessante em defesa dos municípios, através da participação da atual gestora Christine Pinto, que tem demonstrado enormes preocupações com a crise financeira que assola o País e consequentemente o município, sempre em busca de soluções para resolver as demandas mais urgentes da população.
A XXI Marcha será encerrada na quinta, dia 24, com resultados positivos para as entidades participantes, considerando as temáticas distribuídas como: Avanços, resultados positivos e pesquisa, Atendimento Técnico e Terceiro Setor e gestores que discutem o Desenvolvimento Sustentável.