Sem qualquer contestação e com muitas referências positivas dos vereadores, a Câmara Municipal de Guaratinga aprovou na sessão desta quarta-feira (20) o Projeto de Lei nº 003/2018 do Poder Executivo, concedendo autorização do Legislativo para a doação de imóvel urbano destinado ao Instituto Beneficente do Idoso.
Foi também aprovado projeto de Lei nº 09/2018 do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019.
Com a presença de inúmeras pessoas idosas e jovens estudantes do Colégio Estadual Jésus Moura, coordenados pelo professor de sociologia Lázaro Gobira, o auditório da Câmara ficou pequeno para abrigar todos os presentes, ficando muitos estudantes nos corredores e no lado externo, vivamente interessados em acompanhar de perto e com muita atenção o desenrolar dos trabalhos legislativos.
A presidente do Lar Viver Feliz, senhora Ivonê, manifestou gratidão à prefeita Christine Pinto, ao presidente da Câmara Jadel Galvão Vaz e aos vereadores.
Da tribuna, foram feitas manifestações acerca da importância da entidade que congrega os idosos e do apoio e amparo àqueles que durante tantos anos dedicaram suas vidas em favor do município e da comunidade, merecendo todo o reconhecimento, atenção e condições dignas de atendimento.
O vereador Misael Gregório disse ser um privilégio raro reunir duas gerações, jovens e idosos, falou do apoio do presidente Jadel à causa dos idosos e da juventude, da sua participação em todas as atividades, da credibilidade para reunir as pessoas, e lembrou da atenção redobrada proporcionada a todos.
Todos os vereadores presentes enalteceram os trabalhos da entidade que cuida dos idosos.
Da Tribuna
Sobre a presença dos jovens na sessão, algumas manifestações mais importantes foram feitas pelos edis:
- Simone Almeida: Importância da participação da comunidade; as discussões em plenário fazem parte do trabalho legislativo; lembrou da jovem que ainda sem concluir o segundo grau, já foi aprovada na prova da OAB;
- Marcone: Importância dos jovens na política e não apenas no momento da eleição; ideia de implementação da Câmara Mirim;
- Misael: Propôs que os alunos realizem consigo e com outros políticos uma sabatina, sem limites e sem reservas de temas, para que possam conhecer melhor as atividades e o funcionamento do poder público, lembrando que sobre o tema corrupção, deve assim ser também considerado furar a fila do banco, colar na prova, receber troco a mais e ficar quieto, passar na frente para se dar bem, e até o famoso jeitinho brasileiro de levar vantagem em tudo, conhecido como lei de Gerson.
Tempo quente
O clima ameno da reunião ficou mais acalorado entre os vereadores com as discussões sobre a situação das estradas, iluminação pública, ruas do bairro Vianão, situação dos prédios escolares e ponte da Represa que estria caindo, com cobranças incisivas de uns, explicações e justificativas de outros.
Alunos atentos
Do lado de fora, encostada na janela por falta de espaço lá dentro, uma aluna do Colégio Jésus Moura fazia anotações em um caderno, e chamou atenção da reportagem do CliC 101 para um fato que considerou estranho, querendo saber se era normal um vereador ficar ao celular no WhatsApp durante a sessão, como outros alunos também questionando as discussões que levaram um senhor idoso a deixar o plenário reclamando que não teria ido ali para ver aquilo.