home > noticias >

ENCONTRO DE LIDERANÇAS

Lideranças de todo o município reunidas em Guaratinga discutem ações do governo e aplaudem a prefeita Christine Pinto

Trabalhar a favor do interesse público e dos direitos e interesses dos cidadãos

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 23/07/2018 04:22

Publicidade

Evento ímpar aconteceu na manhã deste domingo (22) na sede da Fazenda Talismã, em Guaratinga, quando estiveram reunidas mais de trezentas lideranças comunitárias de todo o município (Sede, São João do Sul, Monte Alegre, Buranhém, Barra Nova,  Cajuíta, Lajedo Bonito, Cabeceira do Sul, Córrego do Ouro, Córrego do Norte, Tomé, Trançador, Assentamentos Roseli, Novo Horizonte, Laje Grande, União, Alfredo Dutra 1 e 2, Garça Branca, Nazaré, Guaíta, Roseira, Associação dos Pastores, Jacutinga, Córrego do Itu, Comunidade dos Binhas, dentre outras localidades), oportunidade em que foram apresentadas e discutidas ações  do governo municipal em todas as áreas, especialmente na saúde, educação, ação social, infraestrutura e setor financeiro.

 

 

Transparência

Entre as ações demonstradas pelos secretários das respectivas pastas, foram apresentados números que apontam a correta e eficiente aplicação dos recursos públicos e a definição de prioridades especialmente na saúde onde foram aplicados 20,85%, bem acima dos 15% definidos em lei, como dise Disraeli Luppi.

Na educação, os 25% definidos como aplicação mínima foram superados com investimentos da ordem de 27,15%.

No setor social, as ações desenvolvidas não deixam dúvida sobre o olhar humano da prefeita Christine Pinto e sua equipe.

Já na infraestrutura, mesmo com as dificuldades orçamentárias e o tempo chuvoso, além das ações diretas com recursos próprios do município, têm sido celebradas parcerias com órgãos estaduais buscando a melhoria da extensa malha viária e recuperação de acessos dificultados pela ação do tempo.

 

De acordo com os números apresentados, a Prefeitura de Guaratinga investiu 45,06% na educação e 20,35% na saúde, restando apenas 34,59% do total arrecadado de R$ 22.562.689,94 de janeiro a junho/2018, para cobertura de despesas essenciais dos demais setores, inclusive para investimentos em ações prioritárias.

 

Na saúde, segundo a secretária Siderlândia Carmos, a gestão tem fomentado a discussão sobre a segmentação dos serviços e a fragmentação do cuidado  à saúde dos usuários como os princicpais problemas de cuidado integral na rede de atenção à saúde, tendo em funcionamento 8 Postos de Saúde, todos com atendimento médico, com os três da sede reformados e iniciando em São João do Sul, ampliação do Posto de Saúde Novo Horizonte, aquisição de três veículos e de uma ambulância, equipamentos para as unidades de saúde, 360 consultas ginecológicas e obstétricas, 750 USG, 9,306 exames laboratoriais para 2.610 pacientes agendados, 82 cirurgias de médio porte mesmo sendo Atenção Básica, 125 pequenas cirurgias, mais de R$52 mil com tratamentos fora dodomicílio (TFD).

Desde o último mês de março até hoje, sem suspensão de atendimento nem atraso salarial, o Hospital Joana Moura vem sendo mantido com recursos próprios, por falta de repasses do governo, e Academia de Saúde vem sendomantida com recursos próprios até o momento.

 

 

 

 

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Drª Fabiana Barbosa, falou sobre programas da pasta (Novo Mais Educação, Mais Alfabetização), ressaltou o Plano de Carreira e o pagamento salarial em dia.

 

 

 

 

 

 

Vídeo institucional com ações do governo

 

 

 

Entre as inúmeras lideranças, estiveram presentes o presidente da Câmara Jadel Galvão Vaz, vereadores Marcone, Marcão, José Messias, Lita e Paulo Radiola; Raphael Gandhi (presidente do PT); secretários municipais; assessores; diretores; administradores regionais; produtores e trabalhadores rurais; representantes de todos os aglomerados urbanos; dirigentes sindicais e de associações comunitárias; pastores evangélicos; integrantes de assentamentos.

 

Agmar Gobira

O advogado, ex-vereador e ex-prefeito de Guaratinga, Agmar Dias Gobira, liderança destacada e respeitada no município, enalteceu virtudes das lideranças presentes no encontro, destacou o papel dos vereadores na compreensão do momento político, lembrou advertências feitas a administrações passadas sobre decisões que provocaram “inchaço” das folhas de pagamentos apenas para atender vontades políticas, sem análise detalhada e criteriosa dos seus reflexos futuros, e que acabaram por tornar atualmente a prefeita Christine Pinto em mera administradora de folha de pagamento, de crise financeira.

Lembrou à plateia presente que aproveitando o clima da Copa do Mundo, deputados votaram medidas anti-sociais que retiraram direitos do povo brasileiro.

Lembrou também que estamos a poucos meses de uma eleição, questionou os presentes dizendo “quem sabe aqui em quem vai votar?”, e que “não podemos votar em nenhum desses cidadãos que estejam com o nome envolvido nessas maracutaias que estão acontecendo por aí... é impossível que a gente ao longo do tempo não tenha entendido o recado que a mídia está nos passando”.

Agmar Gobira, dentre outras análises da conjuntura atual, enalteceu a prefeita Drª Christine Pinto pela implantação da austeridade no Município de Guaratinga, não aceitando barganha para a administração, fechando o círculo para a corrupção, não aceitando propinas dentro dos processos licitatórios e fortalecendo a dignidade e a transparência administrativa.

Finalizando, Agmar enfatisou que o melhor grupo político entre os dois que sempre existiram em Guaratinga, estava alí naquele momento, responsável por obras e responsabilidades cumpridas com o município, e lembrando a proximidade das eleições, ressaltou: “Devemos dar uma resposta política pela seriedade, pela dignidade e pela transparência da nossa prefeita”.

 

Jadel Galvão

Numa breve retrospectiva sobre a trajetória da Drª Christine Pinto e da eleição como prefeita de Guaratinga, o presidente da Câmara, Jadel Galvão Vaz, disse: “Nós não queríamos sobrecarregar você, nós queríamos naquele momento mudar a realidade de um município diante daqueles que aí estavam e que nunca tiveram compromisso com o município... não estou preocupado com o que virá, mas com a gestão que nós tomamos pra fazer... eu ouço sempre aqueles irresponsáveis que nunca souberam administrar nada, e qualquer cantar de grilo eles fazem um escarcel... Prefeita, não se preocupe com isso não... porque eu estou acostumado com essa politicagem de Guaratinga, daqueles que não têm responsabilidade com nada... estão com sede e com fome pra voltar a sucatear o município... Aqui em Guaratinga, todo mundo conhece todo mundo, sabe da realidade, conhece o caráter e a personalidade de cada um”.

Quem faz a sociedade não é só a prefeita, os vereadores, quem faz a sociedade é a sociedade organizada, é cada um de nós, quem pode transformar Guaratinga é a sociedade organizada, finalizou Jadel.

 

Ademar Pinto

Maior liderança do Município de Guaratinga, quase indo às lágrimas, Ademar Pinto se dirigiu à platéia sensibilizado com o momento relevante para a administração pública, para a vida da comunidade, enaltecendo a lealdade, transparência, siceridade, responsabilidade, mas também se referindo a “traidores”.

Destacou a responsabilidade de todo o secretariado para o sucesso do Governo Municipal, citou o fracasso do Governo Federal com 14 milhões de desempregados, inflação voltando, comércio em crise, ressaltou o respeito e a honestidade que devem existir, e o alinhamento político com o governador Rui Costa.

Sobre questionamento se vai entregar a política, Ademar Pinto foi enfático: “Poder não se dá, poder se toma, quem quiser tomar o poder tem que arrastar a barriga no chão, tem que rebolar, porque o povo nosso está aqui junto”,

Finalizou agradecendo e dizendo que Guaratinga merece continuar sendo feliz, que nem ele fez o que a prefeita Drª Christine Pinto está fazendo em apenas um ano e sete meses de governo, e muito menos “essa corja de malandros” que também não fez nos quatro anos, disse Ademar.

 

 

Prefeita Christine Pinto

Fechando o evento, a prefeita Christine Pinto disse da importância de fazer uma apresentação, ainda que suscinta, das principais ações dos seus quase dezenove meses de governo, de mostrar à sociedade dificuldades do cotidiano da administração pública, dificuldades em conduzir um município onde os valores arrecadados não são sequer suficientes para atender as suas necessidades mais prementes, e muito menos para investimentos em novos projetos, tendo que buscar emendas com parlamentares e parcerias para obras  junto a órgãos governamentais, que também enfrentam dificuldades em atender as demandas.

 

Segundo a prefeita, já se sabia da “bagaceira” que encontraria ao assumir o município em 01/01/2017, mas não se contava com o recrudescimento da crise que assola o país, acometendo o estado e consequentemente o município, além do desmoronamento das empresas, órgãos e instituições.

 

Na referência a temas políticos, a prefeita ressaltou a importância de haver oposição com responsabilidade, discordando e apontando melhorias, mudanças nas ações e programas do governo, mas não a existência do que chamou de politicagem.

 

Lembrou também que nos momentos de dificuldade é que todos devem estar unidos, é quando se conhece os verdadeiros amigos, e “os verdadeiros amigos estão aqui nesse grupo”, destacou a prefeita Christine, lembrando também que as pessoas presentes, em um domingo que poderia ser de descanso, ali estavam porque estão preocupadas e comprometidas com o futuro da cidade e do município, onde moram os filhos, netos, pais, onde nasceram e vão até os últimos de vida.

 

O esforço e a dedicação pela cidade e pelo município também foram relatados por Christine, com gestões diretas junto a deputados, secretários estaduais, governador, para que emendas parlamentares destinadas a Guaratinga tenham tramitação célere e eventuais obstáculos sejam superados.

 

Algumas situações foram particularmente citadas pela prefeita, como construção do estádio, reforma do mercado de carnes,  pavimentação de ruas, cujos processos de licitação estão em andamento em nível federal; obra emergencial inicialmente de pontos críticos da rodovia estadual BA-283;  água do povoado de Cajuíta já em andamento; situação da rodoviária, de responsabilidade do Estado, cujo convênio teria sido feito pela gestão anterior, que não adotou nenhuma providência para manutenção, e que agora foi avaliada pelo setor de engenharia da prefeitura com risco iminente de desabamento, tendo o caso sido levado ao órgão responsável do Governo Estadual, mas cuja solução não foi possível ser conseguida, com relato de que cerca de 46 outras rodoviárias em todo a Bahia teriam sido desativadas em virtude da crise econômica e dificuldade de manutenção cujo custo seria da ordem de R$ 300 mil.

 

Outra questão relatada pela prefeita é que o município de Guaratinga não dispõe de terrenos para execução de projetos na área urbana, se por “rateio” no final de gestão, por bondade, ou para pagar dívida de política.

 

“Tem uma frase que diz: Se em cada andar que fizeres, virar para ouvir o ladrar do cão, nunca chegarás no seu ponto final; Então não ficamos olhando para trás, vamos seguir em frente, vamos pensar produtivo, vamos pensar que Guaratinga tem vez, que nós somos participantes desse sucesso; Uma coisa é oba oba, outra coisa é responsabilidade; Agradeço a vocês que estão fazendo tudo funcionar junto com a prefeitura; Obrigado a todos e fiquem com Deus”, foram algumas frases ditas pela prefeita Christine ao final do seu pronunciamento emocionado dirigido ao grande público presente.

 

 

Encerrando a manhã já invadida pela tarde, a prefeita Christine Pinto recebeu oficialmente uma máquina retroescavadeira nova, resultante de emenda parlamentar da deputada estadual Maria Del Carmen, através do presidente da Câmara, vereador Jadel Galvão Vaz.

 

GUARATINGA - 18 meses de gestão

 

 








Comentários do público:

Publicidade
0