Cerca de 350 trabalhadoras e trabalhadores da reforma agrária no extremo sul da Bahia realizaram entre os dias 6 e 8 de dezembro o 31º Encontro da Regional do Extremo Sul, na Pousada Mutary, Município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia.
O encontro teve como objetivo reunir a militância para debate, avaliar e traçar novas metas para o próximo ano, tornando um espaço de formação e estudo.
Com uma programação dinâmica, de integração e socialização, os participantes puderam entender a atual conjuntura, a importância da organicidade interna, produção agroecológica, educação do campo, além das assembleias.
Momento de confraternização com amigos que estiveram presentes em diversos momentos do ano 2018 foi marcado na noite cultural, em ato com a presença de diversas lideranças de movimentos populares, sindicais, indígenas, partidos da esquerda, além da presença do deputado estadual Mario Jacó e do federal Valmir Assunção, que abrilhantaram a noite.
O encontro pretendeu preparar a militância para o encontro estadual, com todos os integrantes do movimento na Bahia, para consolidar toda a sistematização dos encontros que vem ocorrendo em outras regionais, tornando pauta única para ser levada ao encontro nacional em janeiro.
O Encontro também elegeu a nova direção regional do MST por dois (2) anos, a qual tem um desafio para os próximos anos, de intensificar na formação, produção, comunicação e educação, através de cursos e estudos continuados acerca das lutas da classe trabalhadora em toda sua dimensão, municipal, estadual, nacional e internacional.