Na véspera da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itabela para o biênio 2019-2020, marcada para as 09h00 desta quinta-feira (13), a situação nos arredores do Poder Legislativo e nos corredores da cidade, pelo menos nas aparências, parece tranquila.
A única chapa inscrita, com prazo para inscrição de novas chapas já expirado, é constituída pelos vereadores Joaldo Lima da Silva (PRB) – Presidente, Giancarlos Santos Malacarne (PROS) - Vice-presidente, Antônio da Silva Veloso (PRP) - 1º Secretário, e Rony Charles Rocha (PRP) - 2º Secretário.
Pegou mal
O post ao lado, se é fato e não fake, que circula nas redes sociais, bem ao estilo do governo municipal, pode deixar os 10 vereadores em situação bastante desconfortável diante do ar “chavista” da mais alta autoridade política do município, como se estivéssemos na Venezuela .
O “acabou a oposição, todos vereadores estão comigo”, pode significar que na opinião do prefeito, a oposição não tem nenhuma importância no processo democrático, de crítica coerente e justa, fiscalização eficaz dos atos da administração pública e cobrança de ações em favor da população, e que os edis têm que ler na cartilha do executivo.
Aponta também descontrole emocional, inabilidade, falta de comando, arrogância, prepotência, sem falar nos riscos sem limites a que pode estar submetendo a credibilidade da população no provável presidente, vereador de primeiro mandato, que pode estar fadado ao fracasso no mandato e nos objetivos futuros.
Tantas são as descrenças da população na classe política, e no particular, nos vereadores de modo geral, salvo exceções, que atitudes dessa espécie, se é fato e não fake, repetimos, pode significar abrir a tampa do latão, jogar todos dentro, e torcer para pelo menos ser encaminhado para o processo de reciclagem e não ir direto para o lixão.
Vereador desgarrado
Se confirmada a veracidade do post, depois da raquetada política recebida o vereador Renato (VER AQUI) pode estar dando boas gargalhadas nos caminhos aparentes que indicam que o edil deverá ficar mesmo solitário, desgarrado dos colegas, já que a informação do post e os comentários indicam que até os vereadores Renaldo e Dorival poderiam votar na chapa “Eu indiquei e vocês apoiaram” encabeçada por Joaldo.
Agora, resta aguardar para ver a cena final da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Itabela, que tem chapa única, mas tudo ainda pode acontecer, inclusive nada.