SAIBA QUEM SÃO OS VINTE E DOIS MINISTROS DO GOVERNO BOLSONARO
CASA CIVIL
Onyx Lorenzoni
Médico veterinário, 64 anos, 4º mandato como deputado federal pelo DEM do Rio Grande do Sul.
SEGURANÇA INSTITUCIONAL
General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, 71 anos
Oficial da reserva. É chamado de “conselheiro” pelo presidente eleito.
ECONOMIA
Paulo Guedes, 69 anos
Economista que acompanhou Bolsonaro durante a campanha.
O Ministério da Economia une Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio.
JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
Sergio Fernando Moro, 46 anps
Juiz federal, responsável pelos processos da Operação Lava Jato.
Ministério da Justiça une Secretaria de Segurança Pública e Conselho de Controle de Atividades Financeiras-Coaf.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Marcos Pontes, 55 anos
Tenente-coronel, astronauta e próximo ao Bolsonaro, que agrega também a área de ensino superior.
AGRICULTURA
Tereza Cristina
Deputada federal pelo DEM do Mato Grosso do Sul, engenheira agrônoma e empresária do agronegócios, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária.
DEFESA
General Fernando Azevedo e Silva
É militar da reserva e atuou como assessor do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Foi chefe do Estado-Maior do Exército.
RELAÇÕES EXTERIORES
Ernesto Araújo Araújo, 51 anos
Diplomata há 29 anos, Ernesto Fraga Araújo foi diretor do Departamento de Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty. Nasceu em Porto Alegre e é formado em Letras. Mais recentemente, o diplomata serviou na Alemanha, no Canadá e nos Estados Unidos. Atuou como subchefe de gabinete do então chanceler Mauro Vieira, de 2015 a 2016. Trabalhou nas áreas de integração regional, Mercosul, União Europeia e negociações extra-regionais. É autor de trabalhos sobre o Mercosul e negociações extra-regionais. É casado e tem uma filha de 12 anos.
SAÚDE
Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), de 53 anos, deputado federal 2º mandato, não concorreu a reeleição.
Ortopedista pediátrico, ex-secretário de Saúde de Campo Grande.
SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA
Gustavo Bebianno, 54 anos
Advogado, presidente do PSL durante a campanha eleitoral, Bebianno adiantou que a principal atividade de sua pasta será a modernização e a desburocratização do Estado.
AGU – ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO
André Luiz de Almeida Mendonça
Advogado da União desde 2000 e com pós-graduação em Governança Global, assumiu em 2016 o cargo de corregedor-geral da AGU.
TRANSPARÊNCIA e CGU
Wagner de Campos Rosário, 42 anos
Auditor Federal, servidor de carreira e ex-capitão do Exército, continua no cargo de ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que ocupa desde maio de 2017.
EDUCAÇÃO
Ricardo Velez Rodriguez
Filósofo, autor de mais de 30 obras, atualmente Professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército.
Velez é Professor de Filosofia, Mestre em Pensamento Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica RJ, Doutor em Pensamento Luso-Brasileiro pela Universidade Gama Filho, Pós-Doutor pelo Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron, Paris, com ampla experiência docente e gestora.
SECRETARIA DE GOVERNO
General de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz
Cruz ocupou a Secretaria de Segurança Pública durante o governo do presidente Michel Temer (MDB), entre 2017 e 2018.
Nascido na cidade de Rio Grande (RS), em junho de 1952, o general formado na Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/ RJ), comandou as tropas da ONU na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) entre 2007 e 2009. Cruz também fez parte do grupo de conselheiros da ONU para a revisão do reembolso aos países contribuintes de tropas em missões de paz.
Quando entrou para a reserva do Exército Brasileiro em dezembro de 2012, assumiu a chefia de assuntos militares da Secretaria de Assuntos Estratégicos(SAE) da Presidência da República. No ano seguinte, voltou para ativa, designado pelo Secretário Geral da ONU, como comandante das tropas na Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (Monusco).
INFRAESTRUTURA
Tarcísio Gomes de Freitas
Formado pelo Instituto Militar de Engenharia, Consultor Legislativo da Câmara Federal e ex-diretor do DNIT.
Ministério abrange os setores de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. Ele já foi diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura Transporte (Dnit).
MEIO AMBIENTE
Ricardo de Aquino Salles
Advogado e administrador, 43 anos, ligado ao Movimento Endireita Brasil e concorreu pelo Partido Novo, sem sucesso na última eleição, a uma vaga de deputado federal por São Paulo.
Salles foi secretário estadual do Meio Ambiente no governo de Geraldo Alckmin e também secretário particular de Alckmin.
Então filiado ao PP, Salles assumiu a secretaria em julho de 2016, após o partido apoiar a candidatura de João Doria (PSDB) à prefeitura de São Paulo.
Deixou o cargo em agosto de 2017.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto
Atual secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional.
A pasta deve agregar as atuais atribuições dos ministérios da Integração Nacional e das Cidades, além de assumir programas importantes como Minha Casa Minha Vida, de habitação, e ações relacionadas a obras contra a seca e infraestrutura hídrica.
CIDADANIA E AÇÃO SOCIAL
Osmar Terra
Ex-ministro do Desenvolvimento Social no governo Temer, Osmar Terra vai assumir o Ministério da Cidadania, que vai fundir as atribuições dos ministérios do Esporte, da Cultura, além da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad), vinculada atualmente ao Ministério da Justiça. A pasta será responsável por programas como o Bolsa Família.
TURISMO
Marcelo Álvaro Antônio
Está no segundo mandato e foi o deputado mais votado de Minas Gerais pelo PSL nas últimas eleições, com mais de 230 mil votos. Integra a frente parlamentar evangélica no Congresso.
MINAS E ENERGIA
Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior
Foi diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.
BANCO CENTRAL
Roberto Campos Neto
Economista, com especialização em finanças, pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, 49 anos, executivo do banco Santander e neto do ex-ministro Roberto Campos.
DIREITOS HUMANOS, FAMÍLIA E DIREITOS DA MULHER
Damares Alves
Advogada e Pastora, foi assessora do senador Magno Malta (PR-ES).
O novo ministério também vai agregar a Fundação Nacional do Índio (Funai).