Prestigiado por nomes da política nacional, a exemplo do vice-governador da Bahia, João Leão, a ex-senadora Ana Amélia Lemos, o deputado federal Ronaldo Carletto, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, além de diversos parlamentares, prefeitos, vereadores, lideranças jovens e centenas de estudantes, o presidente nacional da Juventude Progressista, Neto Carletto, promoveu o primeiro encontro do Movimento em Eunápolis.
O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira no salão de convenções do Hotel Portal, no Bairro do Pequi, com a palestra do especialista em Desenvolvimento Humano, Júnior Marabá, que atraiu a atenção de centenas de estudantes do ensino médio que participaram do encontro.
Em seguida, a superintendente de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Georgete Costa, apresentou novos desafios para jovens empreendedores construírem estratégias que vão potencializar suas vidas pessoal e profissional por meio de atividades econômicas.
JUVENTUDE
No segundo momento, Neto Carletto conduziu os temas partidários apresentando alguns dos mais importantes projetos da Fundação Milton Campos, voltados especialmente para a juventude. Ele sugeriu a municipalização da Juventude do PP em cada cidade brasileira, além da implantação do PP Afro e o PP Mulher “como mecanismos para fortalecer os movimentos sociais e impulsionar a ação partidária da agremiação”.
O presidente da Juventude do PP agradeceu o empenho do presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Jorge Maécio, para construção do evento e o chamou de irmão. Neto destacou que o partido “está dando início a um trabalho que será estendido para todo o estado com o objetivo de estimular a formação de lideranças e o protagonismo do jovem na política". Anunciou.
LIDERANÇA
Bastante aplaudida, a ex-senadora Ana Amélia Lemos, jornalista e atual secretária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, elogiou a iniciativa de Neto Carletto e salientou que “a responsabilidade de um verdadeiro líder não é [segundo ela] produzir seguidores, mas criar novas lideranças”.
Ela também minimizou a ideia de “velha política ou nova política” e disse que “há somente a ‘má política e a boa política’ e que esta [a boa] é aquela cujos líderes são capazes de perceber os dramas da sociedade e dar respostas em todas as áreas em que existe demanda da sociedade”.
“A boa política precisa estar sintonizada com o jovem, com a mulher, com os afrodescendentes, com a comunidade LGBT”. Por fim, disse que aprendeu muito mais na política do que em 40 anos de jornalismo. Ana Amélia terminou a sua intervenção aplaudida de pé por todos os presentes.
Também o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal (PP) enfatizou a necessidade de estimular a participação dos jovens na política, “porque [segundo ele] isso é sinônimo de renovação e, ao mesmo tempo, de empolgação para nós que já estamos nessa estrada. O entusiasmo dos jovens contamina a todos e abre caminho para a chegada de ideias e lideranças contemporâneas”. Resumiu.
O deputado federal Ronaldo Carletto arrancou aplausos de aprovação do público quando defendeu a preservação do atual modelo de aposentadoria para o trabalhador rural e a manutenção do piso para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no texto da reforma da previdência. Adiante, o parlamentar defendeu que “considera a reforma de suma importância para a retomada do crescimento e geração de emprego com garantia do equilíbrio das contas públicas”.
FILIAÇÃO
O Encontro da Juventude Nacional Progressistas reuniu em Eunápolis mais de 900 jovens e dezenas de nomes da política nacional. O evento terminou de forma apoteótica com a participação de João Leão, vice-governador da Bahia e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, para quem "trazer o jovem para a política é oportunizar a renovação de ideias”.
Leão recebeu uma comissão de estudantes da Universidade do Estado da Bahia para entregar um documento assinado por representantes de vários órgãos da região que reivindicam a construção da sede própria do Campus XVIII da instituição de ensino público. A UNEB atende a mais de 500 jovens nos municípios da Costa do Descobrimento.
Em seguida, o vice-governador convidou os familiares de Neto Carletto para a mesa diretora dos trabalhos, onde elogiou a qualidade do evento e a inserção do presidente da Juventude Nacional do PP na política brasileira. Para ele, "o PP é um partido comprometido com a construção de uma sociedade mais justa e transformadora".
“O sucesso angariado ao longo dos anos em todo o país e notadamente na Bahia foi conquistado a partir da união dos seus militantes, aptos a debater ideias inovadoras e atuar na criação e desenvolvimento de novos projetos políticos, frente aos anseios da população, por isso não se enganem se daqui sair um novo prefeito de Eunápolis, um deputado federal, um prefeito de Porto Seguro, um governador da Bahia, ou um novo presidente do Brasil”. Vaticinou.
“Precisamos consertar o país e isso não é só com reformas da previdência, mas principalmente com seriedade e honestidade e com esta juventude que tanto empolga o país”. Arrematou Leão.
Ao final, dezenas de prefeitos, vereadores e militantes subiram ao palco para assinar a ficha de filiação ao PP, abonada por João Leão que é presidente do Diretório Estadual do partido.
Participaram ainda do encontro o deputado federal Fábio Ramalho (MG), os estaduais Junior Muniz, Robinho e Eduardo Sales, ao lado de prefeitos, vereadores, dirigentes de órgãos estaduais e federais, estudantes e vários representantes da imprensa regional.