Em declarações nesta segunda-feira (8), o do deputado federal baiano Arthur Maia (DEM) disse que o governador da Bahia, Rui Costa (PT) coloca em risco as contas estaduais ao não apoiar a reforma da Previdência.
O parlamentar democrata disse que Rui tenta “jogar para a plateia” e age de forma “irresponsável”.
“No fundo, o governador sabe que a Bahia e o Brasil precisam da reforma para garantir a sobrevivência da nossa Previdência. Contudo, prefere adotar uma postura irresponsável, por mera mesquinharia política”, ao não declarar apoio à matéria [...] A reforma ataca os privilégios e protege os mais pobres. O governador sabe disso, mas insiste em manter uma birra política que só prejudica a Bahia e o Brasil. Típico do modus operandi do PT”, afirmou.
Maia ressaltou que, no final do ano passado, após as eleições, Rui mandou para a Assembleia Legislativa um projeto aumentando de 12% para 14% a alíquota de contribuição previdenciária para os servidores estaduais. Com a proposta, aprovada pela Assembleia Legislativa no final do ano, o governo espera economizar R$ 250 milhões anualmente.
“Mas temos aí um déficit de R$ 4 bilhões na Bahia, com tendência de crescimento se nada for feito. O que estamos fazendo é justamente combater esse déficit para manter nossa Previdência e proteger os mais pobres. Rui, por outro lado, ignora a realidade para fazer politicagem”, criticou.