ELEIÇÃO CMDCA
Com mandado de segurança expedido pelo Juiz de Itabela, candidata Néia volta à disputa por uma vaga no Conselho Tutelar
Um mandado de segurança foi expedido pelo Juiz de Itabela Dr. Roberto Costa Freitas Júnior em favor da candidata Rosineia Chiovato Zandomineghe, fazendo com que ela volte a concorrer a uma das vagas no Conselho Tutelar de Itabela.
No documento o juiz afirma que o mandado de segurança não antecipa decisão final, apenas preserva a candidata de lesão irreparável, ou seja, caso uma decisão final venha a seu favor e ela tenha participado do processo votação que possa levá-la a assumir o cargo.
Portanto, o efeito da liminar é de suspensão da resolução que excluiu a candidata do pleito eleitoral.
“No caso em testilha, o fundamento da impetração é relevante porque, a uma, o Edital nº 01/2019, Id Num. 37239419 - Pág. 5 a 24, não previu expressamente no item 3, intitulado “condições para inscrição”, especialmente nos itens 3.1.6 a 3.1.8, que tratam dos impedimentos, qualquer menção à impossibilidade de ocupantes de cargos públicos participarem das eleições para o cargo de Conselheiros Tutelares e o ato coator, Resolução nº 05/2019 ( Id Num. 37240009 - Pág. 2 a 3), que excluiu a impetrante do certame, sem qualquer contraditório ou direito de defesa, foi editado depois que a candidatura da demandante já havia sido homologada pela autoridade coatora.” escreveu o Dr. Roberto Freitas.
O documento completo pode ser visto clicando aqui.