Nesta semana começa a tramitar na Câmara de Eunápolis o projeto de lei (PL) de autoria do Legislativo (nº 01/2020) que disponibiliza uma área própria com vistas à construção de um Centro de Cultura na cidade, em homenagem à história e aos artistas eunapolitanos. O equipamento deverá ser construído pelo município, caso o projeto seja sancionado pelo prefeito Robério Oliveira (PSD), que também deverá propor a obra no Plano Plurianual e destinar verba específica no orçamento de 2021.
“É uma justa homenagem para a cultura local”, declarou o vereador Jorge Maécio, autor do PL.
A ideia do vereador nada mais é do que cobrar do Executivo municipal, depois de ouvido o plenário, a implantação de um Centro de Cultura, por meio da construção de prédio próprio em área existente no Bairro Dinah Borges, e atualmente pertencente ao Poder Legislativo. “Nós podemos devolver a área para que no espaço de três anos o equipamento seja construído. Caso contrário, ela volta para o Legislativo.” Explicou.
Segundo justifica o parlamentar, “a intenção é avivar a cultura do município de modo a oportunizar as pessoas expor suas ideias, seus talentos e ações performáticas dentro de um ambiente próprio e adaptado para tais atividades, especialmente os jovens e idosos”.
O vereador Jorge Maécio também sonha com a construção de um equipamento dotado de palco e concha acústica para shows e apresentações musicais. “Os jovens precisam de oportunidade e precisam estar envolvidos em atividades que lhes venham preencher o tempo ocioso com ações positivas e que completam o seu perfil, inclusive profissional, projetando grandes talentos para o Brasil e para o mundo”.
A área a ser devolvida mede 4 mil metros quadrados, e em caso de aprovação, Eunápolis ganhará ainda o Memorial da História local contando com diversos tipos de objetos provindos de doações, como leis, publicações, fotografias, quadros, móveis e outros itens para compor o acervo do equipamento, com o intuito de resgatar e valorizar a História do antigo povoado.