Conduzida com a simplicidade e segurança de sempre pelo seu presidente Joaldo Lima da Silva, o “Joaldo Mototaxi”, a Câmara de Itabela vai chegando ao final do período legislativo, e na sessão desta quinta-feira dia 3/12 os destaques foram dirigidos sobretudo a cobranças dos vereadores por ações do Poder Executivo na educação, estradas, e projetos da nova Previdência, Plano de Saneamento Básico, estrutura do Departamento de Tributos.
Para o vereador Alencar Arrabal, que encerra sua participação no Legislativo itabelense, já que não foi reeleito, os projetos devem ser apreciados e votados até o final do período legislativo, para não criar embaraços às gestões atual e futura do prefeito Luciano Francisqueto.
Assunto que ocupa a pauta do momento e vem sendo tratado nos bastidores, pela classe política e pela população, é o relativo a eleição da nova presidência da Câmara e da Mesa Diretora para o período de 01/01/2021 a 31/12/2022.
Segundo manifestação feita da Tribuna da Câmara pelo vereador Alex da Pax, o vereador e atual presidente Joaldo Lima estaria cotado para a recondução ao cargo.
Joaldo, conforme se manifestou, ainda não teria colocado seu nome para apreciação, mas afirmou que teria cinco votos dos colegas, manifestados durante café na sua residência.
O jogo de bastidores segue, e para quem conhece bem a situação, não vamos dizer interferência, mas a participação do Executivo no processo sempre foi e pode ser que continue um divisor de águas entre quem pretende e quem seria o indicado para ocupar o mais alto posto do Legislativo Municipal.
Nomes novos, qualificados e com respaldo popular de expressivas votações obtidas na eleição vão ser diplomados e assumirão cadeiras na Câmara em 01/01/2021, agora ampliada de 11 para 13 vereadores, e certamente mais alguém deve estar de olho na presidência, com vontade de mostrar trabalho e trazer o público para participar ativamente das reuniões, enchendo o plenário e acompanhando de perto as ações dos legisladores, além de manter a paz, a cordialidade e a harmonia entre os poderes.