Nesta manhã de sexta-feira (18/12) aconteceu no Salão do Júri no Fórum de Itabela as cerimônias de diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos dos municípios de Itabela e Guaratinga.
A cerimônia teve dois momentos, sendo o primeiro deles com os eleitos de Itabela, e logo em seguida com os de Guaratinga.
Participaram do evento o Juiz Eleitoral Dr. Heitor Awi Machado de Ataide, o Promotor de Justiça Dr. Dinalmari Mendonça, o Chefe do Cartório Eleitoral Germano Menezes, o comandante do 4º Pelotão da PM de Itabela, Ten PM Diego Araújo, e o Delegado da Polícia Civil, Dr. Robson Andrade.
Medidas de prevenção à COVID-19 foram tomadas, como a limitação de pessoas, aferição de temperatura na entrada, distribuição de caneta para os eleitos, e o uso de álcool em gel. Cada diplomado pôde levar um acompanhante, e cada veículo de comunicação pôde ter apenas um representante.
DISCURSOS
O Juiz Dr. Heitor parabenizou, desejou boa sorte e saúde aos eleitos para trabalharem. Pediu um olhar para o povo, fazendo ainda mais do que se especifica como atribuição dos cargos a serem assumidos.
“Sejamos verdadeiros servidores públicos”, disse.
Num gesto de humanidade, falou também sobre oração e meditação, independente de religião.
O Promotor Dinalmari deu ênfase à responsabilidade de serem pessoas públicas que precisam dar exemplo no incentivo aos cuidados e medidas de combate à disseminação da COVID-19. Lembrou também as dificuldades de uma eleição em meio a uma pandemia.
ITABELA
O Prefeito Luciano Francisqueto começou seu discurso fazendo agradecimentos, fez também elogios à condução das eleições e direcionou algumas palavras ao vereadores: “Peço a vocês vereadores eleitos, que neste momento Itabela tem que estar acima de tudo né, política passou, cada um [...] seu lado, e agora o que vai prevalecer é Itabela né. Peço apoio a todos vocês eleitos vereadores, e dizer que nessa caminhada de mais quatro anos, Itabela indo unida quem ganha é o nosso povo” (SIC).
Ao final de sua fala, o prefeito Luciano fez mais agradecimentos, desta vez aos eleitores, lembrando a votação expressiva de 71%.
GUARATINGA
A prefeita eleita Marlene Dantas disse estar recebendo um presente de aniversário, o poder de representar a população de Guaratinga. Ela completa 61 anos no dia 23/12.
Marlene agradeceu a confiança da população. “A minha responsabilidade é muito grande para com o município de Guaratinga. E dizer a todos os vereadores para nós nos unirmos em prol de um objetivo só, que é para o bem da nossa população [ …]”. (SIC).
Marlene se emocionou ao falar do seu esposo, Néo do Táxi [in memoriam], a quem ela sempre apoiou na política.