home > noticias >

LEGISLATIVO DE EUNÁPOLIS

Vereadora lembra os 89 anos do voto feminino no Brasil; Vereador reivindica construção de creche na Roça do Povo

Prefeito diz que está obrigado a acatar decreto do Governador que determina suspensão de atividades não essenciais

Por: CliC101 | Ascom CME / Fotos: Milton Guerreiro
Publicado em 26/02/2021 05:07

Publicidade

Vereadora lembra os 89 anos do voto feminino no Brasil


Vereadora Arilma

A vereadora demista, Arilma Rodrigues, apresentou, durante sessão ordinária da Câmara de Eunápolis, projeto de lei do legislativo 05/2021 que trata do programa de arborização das escolas da rede municipal de ensino. Dentre as vantagens apresentadas, estão a preservação do solo, decorrente do plantio de árvores, menor concentração de poeira e um ambiente mais fresco e agradável.

“Além disso aumenta a liberação de gás Oxigênio que é essencial à respiração”.


A vereadora tratou no assunto no grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (25/02) e aproveitou para lembrar que na quarta-feira (24) o Brasil comemorou os 89 anos da conquista do voto feminino. O ano foi 1932. Naquele dia, o Código Eleitoral – instituído pelo Decreto número 21.076, do então presidente Getúlio Vargas – passou a assegurar o voto a todas as mulheres.

“Ao assegurar a nós mulheres o direito de votar, o Código Eleitoral de 32 criou a perspectiva de uma democracia real, permitindo, por exemplo, a minha eleição, a da vereadora Carmem Lúcia (PSD), que compõe a bancada feminina conosco e também a eleição da nossa prefeita Cordélia Torres (DEM) a primeira mulher eleita prefeita em Eunápolis”. Concluiu.



Vereador Adeilson reivindica construção de uma creche na Roça do Povo


Vereador Adeilson

A população do distrito Roça do Povo em Eunápolis recebeu na manhã desta quinta-feira (25/02) a notícia do vereador Adeilson Costa (PSC) que conseguiu aprovar, no plenário da Câmara de Vereadores, indicação de número 25/2021 que pede a construção de uma creche no povoado.


O vereador Adeilson, que é secretário da Comissão de Educação da Câmara, explicou que o local já dispõe de dois importantes equipamentos públicos que são a Escola Municipal Íris Lopes e a Unidade Básica de Saúde Íris Lopes. A escola funciona em dois turnos e atendia 180 crianças do pré ao 5º ano antes da pandemia.


Outras indicações aprovadas foram de autoria de Francis Gabriel que pede ao executivo que adquira uma área nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Federal com vistas à construção da sede própria do SAMU.


Já a vereadora Carmem Lúcia (PSD) pede a requalificação, respectivamente da Praça Lourival Bezerra Maciel e das ruas que a circundam.


Tiago Mota (Republicanos) quer a construção de uma praça com área de lazer e playground infantil no Bairro Rosa Neto.


O plenário da Casa também aprovou, por unanimidade, indicação do vereador Adriano Cardoso (Solidariedade) que indica ao poder executivo a intercessão junto ao DNIT, objetivando a construção de um viaduto sobre a BR 101, interligando a rua Ana Neri no Pequi à rua Sete de Setembro no Centro.









Comentários do público:

Publicidade
0