Cada vereador itabelense tem sua opinião e defende o seu ponto de vista quando a situação é apoiar esse ou aquele candidato a deputado federal e estadual, assunto que dominou as manifestações feitas da Tribuna durante a sessão desta quinta-feira dia 22.
Uma análise da posição apresentada por cada vereador, dos treze integrantes do Poder Legislativo de Itabela, mostra situações completamente diferentes com relação a candidaturas de deputados federais e estaduais.
Candidatos a deputado federal
Para a Câmara Federal há um certo arranjo, visto que o candidato Neto Carletto conta com apoio de 5 vereadores, enquanto o candidato Uldurico Júnior tem 7, com apenas 1 em favor de Lídice da Mata.
Candidatos a deputado estadual
Já para a Assembléia Legislativa da Bahia, a situação muda completamente, com uma pulverização de apoios: Cláudia Oliveira tem 4, Samuel Júnior 4, e com apenas um vereador apoiando estão os candidatos Robinho, Soane, Maria Del Carmen, Ângelo Almeida e Raimundinho da JR.
Como a “guerra política” é ferrenha, especialmente nesse período próximo das eleições, os ânimos estão em alta, um salve-se quem puder parece estabelecido, com apontamento de cooptação de apoiadores, esperando-se que o espírito democrático e o respeito às divergências sejam mantidos.