Na tarde deste domingo (13), o prefeito de Guaratinga, Kenoel Viana, que estava afastado do cargo desde a última quarta-feira (09), conseguiu uma liminar em Salvador que o garante retornar ao cargo de prefeito, após o seu tio Ezequias Viana afirmar à reportagem do site A Gazeta Bahia que não existia intenções da assessoria jurídica de Kenoel em entrar com recursos junto ao Tribunal de Justiça para retorná-lo ao cargo.
Ainda de acordo com informações do site A Gazeta Bahia, Ezequias teria dito que Kenoel iria aguardar mais um tempo e esperar a reintegração dos concursados por Ezequiel Xavier. “Esperamos que Ezequiel cumpra a decisão da Justiça. Nós estamos tranquilos. O Prefeito empossado não tirou ninguém dos setores. Por enquanto tudo está em harmonia”.
Embora Kenoel tenha sido afastado na quarta-feira (09), Ezequiel só veio a tomar posse na sexta-feira (11), pois houve dificuldades de notificar a presidente da Câmara, Simone Almeida. e o ato de posse foi feito pelo Juiz de Direito Dr. Rodrigo Quadros de Carvalho, por volta das 10 horas da manhã e teve dificuldades para efetuar o pagamento dos funcionários, pois o responsável pelo departamento de Recursos Humanos não compareceu ao local de trabalho durante o expediente, não havendo assim condições de pagamento dos funcionários.
Segundo a assessoria, o vice-prefeito Ezequiel Xavier disse que nesse curto espaço procurou cumprir com as determinações judiciais, onde assinou o decreto que empossou os 44 concursados, no entanto não publicou no diário oficial do município pelo fato do município de Guaratinga ter pendências financeiras com o Diário Oficial, mas que pretendia resolver isto ainda nesta segunda (14).
Assim, o pagamento dos funcionários deverá ser efetuado nesta segunda-feira pelo prefeito Kenoel Viana, considerando que os recursos estão na conta.