Com o aval de Arthur Lira (PP-AL), líderes aliados ao presidente da Câmara dos Deputados combinaram de aprovar a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para prestar esclarecimentos no plenário.
A convocação foi acertada por lideranças de partidos do Centrão e até de legendas de esquerda em reunião na residência oficial do presidente da Câmara nessa segunda-feira (5), conforme divulgado pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
Nos últimos dias, cresceu a irritação de Lira e de deputados do Centrão com Rui. O motivo mais recente foi a declaração do ministro na última sexta-feira (2), de que Brasília é uma "ilha da fantasia".
Antes disso, parlamentares já estavam irritados com a fala de Rui de que é preciso "ajustar aquilo que tem cheiro ruim de falta de moralidade" na privatização da Eletobras aprovada pela Câmara em 2021, já sob a presidência de Lira.
Também incomodou o presidente da Casa e líderes aliados a ele a articulação do ministro da Casa Civil para derrubar, via decreto de Lula, trechos do Marco do Saneamento aprovado pelo Congresso.
O presidente da Câmara também teria reclamado de Rui Costa diretamente para Lula durante a reunião que os dois chefes de poderes tiveram nessa segunda, no Palácio da Alvorada.