Em local diferente do usualmente utilizado para esse tipo de evento em Itabela, a posse do prefeito, vice- prefeito, vereadores, secretários municipais e assessores, foi realizada neste dia 1° de janeiro de 2025 às 18h00, na sede da Igreja Assembleia de Deus.
Com o ambiente literalmente lotado, cercado de muitas expectativas e emoções, o mestre de cerimônias Welisvelton Cabral lembrou a todos os presentes estarem em um templo religioso, que manifestações deveriam ser restritas a aplausos contidos, e detalhou o ritual do evento com juramento e posse dos vereadores eleitos, eleição da Mesa Diretora, juramento e posse do prefeito e vice, transmissões de cargos do executivo, e atos do novo gestor.
PODER LEGISLATIVO
Seguindo os procedimentos do rito legal, foi constituída a Mesa Interina, feito o juramento e posse dos vereadores eleitos, procedida eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, cuja chapa única “Superação e Coragem” foi aprovada pela unanimidade dos onze vereadores, ficando assim constituída e logo assumindo a direção dos trabalhos:
-
Simone Sossai - Presidente
-
Gerson Silva - Vice-Presidente
-
Kamilly Vieira - 1ª Secretária
-
Ismael Teixeira - 2º Secretário
Vereadores empossados:
Alex da Pax, Ismael do Tempero, Kamilly Vieira, Locutor Gerson Silva, Lucas Lemos, Pequeno da Mardesol, Sebinho do Montinho, Simone Sossai, Tio Pedro Dapé, Vaguinho do Esporte, Warlem de Monte Pascoal.
A presidente Simone Sossai lembrou o momento histórico, agradeceu a confiança dos colegas, lembrou a importância de mais mulheres na política, e, sensibilizada, prestou homenagem a sua mãe, mulher cheia de virtudes.
PODER EXECUTIVO
Feita pelo cerimonial a leitura da declaração de renda do prefeito eleito, procedido o juramento, posse e transmissão de cargo de prefeito, Luciano Francisqueto para Ricardo Flauzino, e de vice-prefeito, Gedalvo Matos para José Sossai.
Deixando o cargo de prefeito depois de dois mandatos profícuos, consecutivos e bem sucedidos mandatos, Luciano Francisqueto disse da sua sensação do dever cumprido, de estar com a alma lavada, e ressaltou a inédita transmissão de faixa que não acontecia há 34 anos no município de Itabela, porque ninguém a passava.
Gedalvo Matos falou do legado dos seus 32 anos de atividade política no município, e que deixa agora a responsabilidade para os novos dirigentes.
Como vice-prefeito, José Sossai, ao contrário do que se propagou, não tem um sonho e sim um compromisso com a comunidade, não se considera um político e sim um colaborador que agora terá oportunidade de ir mais além no trabalho que sempre fez em favor dos que mais precisam.
Prefeito Flauzino
O prefeito Ricardo Flauzino, fez uma breve retrospectiva da sua vida, desde as lembranças de filho da pasteleira dona Iara, que carregava sonhos e determinações, participante de grupos estudantis onde aflorou o interesse pela política, disse estar vivendo uma das maiores emoções da vida do menino sonhador que agora assume com humildade e gratidão a missão que o povo de Itabela lhe confiou, pedindo a Deus permissão para honrar tal responsabilidade.
Antes de tudo, Flauzino expressou sua gratidão ao agora ex-prefeito Luciano Francisqueto, um líder que colocou Itabela em outro patamar, com sua serenidade, franqueza, sensibilidade e competência determinantes para que a cidade alcançasse o nível de desenvolvimento existente hoje, lembrando que sua gestão transformadora será lembrada não apenas pelas obras e melhorias, mas também pela dedicação em lutar pela população mais carente.
Aos representantes do Legislativo, Flauzino disse que seguirá os caminhos da boa política, pautados no diálogo, no respeito e na busca pelo melhor para a cidade, mantendo a coragem coletiva para construir uma nova Itabela, pronta para o futuro, seguindo com os avanços, concluindo obras em andamento, lançando novos projetos, mantendo o zelo com as contas públicas, a responsabilidade fiscal, com o compromisso de ser o prefeito de todas as áreas: educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura e social, trabalhando incansavelmente para que cada morador de Itabela tenha orgulho de viver na cidade e no município.
Aos novos secretários e assessores, o prefeito Flauzino lançou o desafio de vestirem a camisa de Itabela, trabalharem com garra, dedicação e compromisso para uma cidade melhor, fazendo uma gestão igualitária e humana, tratando bem toda a população em todos os órgãos públicos.
Ao seu vice José Sossai, um agradecimento especial por aceitar o desafio ao seu lado, para transformar Itabela.
Por fim, convidou os cidadãos a caminharem ao seu lado, pois a transformação desejada não será feita apenas pelo prefeito ou pela equipe de governo, mas por todos os itabelenses juntos, com participação ativa e união, cada morador tendo a voz sendo ouvida e suas contribuições valorizadas.
“Estamos preparados para construir uma Itabela mais humana, solidária e próspera. Com os 10.582 votos que recebi, sinto o peso da responsabilidade, mas também a honra de ser o prefeito desta cidade que tanto amo. Vamos juntos fazer de Itabela a melhor cidade da Bahia. Que Deus nos abençoe nessa jornada. Muito obrigado a todos! Fiquem com Deus!”, finalizou o prefeito Ricardo Flauzino.
Atos do Executivo
Os primeiros atos foram assinados pelo prefeito Ricardo Flauzino, com oficialização dos seus colaboradores. Confira:
* Coordenador de Gabinete - Geilton Pereira Silva
* Assessor Especial - Felipe Pereira Maciel
* Finanças - Luzival Borges
* Tesouraria - Guilherme Nunes
* Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação - Vânia Santana
* Educação - Gutemberg Pellegrini
* Obras, Serviços e Transporte Público - Jorge do Cacau
* Integração Institucional - Emília Francisca
* Saúde - Wadla Cassiano
* Agricultura e Abastecimento - Joscival Bispo Rodrigues
* Administração - Aldemir Souza
* Procuradoria Geral - Márcia Gomes da Costa
* Controladoria Geral - Edgar Goularte
* Meio Ambiente - Joaldo Lima da Silva
* Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - Ana Kelly Chaves Pereira
* Pregoeira - Gionara Pinha
* Diretor Geral Hospital - Aguilera Schmidt Quadros
* Tributos - Alan Tourinho
* Gerente Unidade Saúde - Célio Marinho
* Capremi - Sônia Lima
* Contabilidade - Cristiniana Ernesto
Ao final da solenidade, o Pastor Itamir Pereira procedeu a bênção, e enfatizou que é possível aos novos gestores fazerem cada vez mais em benefício da comunidade.