home > noticias >

DESTAQUES

Câmara Municipal de Itabela realiza 16ª Sessão Ordinária de 2025 com homenagens, debates e novos pedidos por melhorias

Com pautas relevantes, Vereadores chegam à 100ª Indicação do ano

Por: Ascom Câmara Itabela
Publicado em 22/08/2025 10:19
Atualização:22/08/2025 10:33

Publicidade

Nesta quinta-feira, 21 de agosto de 2025, a Câmara Municipal de Itabela realizou sua 16ª Sessão Ordinária, marcada por pautas relevantes, homenagens e um marco importante: a centésima indicação apresentada em apenas oito meses de trabalhos legislativos. A sessão foi conduzida pela presidente Simone Sossai e teve início com um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de Luiz Henrique Mendonça Boasquives e Marilene Albino da Silva, conforme solicitado pela presidência.

Genilda Pires - Presidente da APAE

Logo no início da sessão, a coordenadora da APAE de Itabela, Genilda Pires, fez uso da Tribuna Livre para destacar a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em sua fala, Genilda reforçou o papel fundamental da Câmara Municipal no apoio às ações da APAE e na promoção da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência no município.

Presidente da Câmara, Simone Sossai, e vereadora Camile Vieira, procuradora especial da Procuradoria da Mulher da Câmara. durante homenagem à ex-vereadora Rita Martins

Outro momento de destaque foi a entrega de uma homenagem à ex-vereadora Rita de Cássia Martins, reconhecida por sua contribuição à comunidade itabelense. A homenagem foi realizada pelas vereadoras Simone Sossai, presidente da Casa, e Kamilly Vieira, procuradora especial da Procuradoria da Mulher da Câmara.

À unanimidade, vereadores participam de homenagem à ex-vereadora Rita Martins

Pauta da 16ª Sessão Ordinária – 21/08/2025

Durante a sessão, foram discutidas e votadas diversas matérias de interesse público:

Projeto de Lei Nº 010/2025, de autoria do vereador Ismael Teixeira dos Santos, que visa declarar a APLEI (Associação dos Pastores e Líderes Evangélicos de Itabela) como Utilidade Pública Municipal – aprovado em primeira discussão e votação.

Requerimento Nº 023/2025, do vereador Pedro Antonio Ribeiro da Silva, solicitando informações sobre o andamento do Requerimento 004/2024, relacionado à complementação da pavimentação e drenagem da Rua Tiradentes – aprovado em única votação.

Indicação Nº 096/2025, de Alex Alves Vieira, pedindo a manutenção das lâmpadas de LED da Avenida Guaratinga.

Indicação Nº 097/2025, de Ismael Teixeira dos Santos, sugerindo a instalação de redutor de velocidade com placa de sinalização na Avenida Tancredo Neves, na sede.

Indicação Nº 100/2025, de Warlem de Almeida Silva, propondo o calçamento da Rua do “Loteamento Novo”, no Distrito de Monte Pascoal – marcando a centésima indicação do ano.

Indicação Nº 101/2025, de Lucas de Souza Lemos, solicitando a disponibilização de mais um médico na Unidade de Saúde Gilmar Bergamini, no Bairro Ouro Verde.

Indicação Nº 102/2025, da vereadora Kamilly Vieira Oliveira, que propõe ações para implementar a Lei Municipal Nº 657/2024, que institui o projeto “Guardiã Salvando Marias”, com foco na proteção de mulheres em situação de violência por meio da atuação da Guarda Civil Municipal.

Uso da Tribuna e Encerramento

Durante a fase do uso da tribuna, o vereador Alex Alves Vieira cobrou melhorias nas escolas municipais e distritais, além de destacar a necessidade de ampliação do cemitério local.

Já o vereador Adailton Xavier da Costa chamou atenção para as condições dos ônibus escolares e a situação de ruas que necessitam de intervenção urgente da gestão municipal.

A sessão foi encerrada com uma oração feita pelo Pastor João Miranda, a convite da presidente Simone Sossai, reforçando o espírito de união, fé e compromisso com o bem-estar da população de Itabela.








Comentários do público:

Publicidade
0