home > noticias >

POLÍTICA

Câmara de Guaratinga elege nova diretoria; Izaías Rezende é o novo presidente


Por: Clic101
Publicado em 18/11/2014 08:12

Publicidade

Já se disse de há muito que o município de Guaratinga é um dos mais politizados em toda a região, e isso foi demonstrado com toda clareza na manhã desta terça-feira (18) durante o processo eleitoral da nova Diretoria da Mesa Câmara Municipal para o biênio 2015/2016.

 

Como estava previsto na movimentação política e mesmo através de documentação protocolada na secretaria do legislativo municipal para registro das chapas concorrentes, venceu a chapa 1 denominada “A Força da União” por 7 votos a 4, que continha antecipadamente as assinaturas registradas dos vereadores Izaías Rezende, Gelson Almeida, Adinalvo Pinheiro, Jorge Adilson, José Messias e Robério Martins, e que, durante a eleição, contou também com o voto da vereadora Rosângela, atual secretária do legislativo.

A chapa 2 concorrente, “Unidos por Guaratinga”, encabeçada pelo candidato a presidente Bronísio Gonçalves, teve o apoio dos vereadores Misael Gregório, Aparício Lacerda e da atual presidente Simone Almeida.

A nova diretoria da Câmara, que toma posse no dia 1º de janeiro de 2015, ficou assim constituída: Presidente – Izaías Pereira Rezende, Vice-presidente – Jorge Adilson Caldeira Silva, Secretário – Gelson Almeida, e 2º Secretário – José Messias Alves Pereira.

Com o salão e os corredores da Câmara literalmente tomados por uma platéia inflamada, a eleição só foi rapidamente interrompida pela presidente Simone Almeida quando o vereador Aparício foi vaiado ao proferir o seu voto à chapa 2, e a presidente advertiu de que poderia adiar a votação ou evacuar a platéia. A partir daí, os ânimos serenaram e tudo transcorreu dentro da mais absoluta normalidade.

Digna de registro a postura do jovem vereador Bronísio, que antecipadamente reconheceu sua derrota, mas disse seguir em frente, mantendo a ética e o respeito aos que o apoiaram, e dizendo taxativamente que durante o transcorrer do processo “não deu brechas para que pudessem ser adotados processos ilícitos”.

Esta declaração do vereador deixou intrigadas algumas pessoas presentes, sentadas ao lado da reportagem do Clic 101, que ficaram muito curiosas em saber o que estaria pretendendo fazer naquele momento crucial o tio do prefeito Kenoel, senhor Ezequias, olhando pelo canto da porta e chamando vereadores da chapa 1 para fora do plenário, no que foi advertido pelo vereador Gelson Almeida ao dizer-lhe em alto e bom som: “Se quiser falar com a gente entre e venha falar aqui dentro; ninguém tem nada para falar com  você aí fora”.

“Ezequias é o manda-chuva nesta administração, conhecido pelos métodos nada ortodoxos de fazer política e por achar que pode manipular todo mundo na hora que bem entender”, disse um profundo conhecedor dos meandros da prefeitura de Guaratinga e da política local.

O presidente eleito Izaías Rezende agradeceu a todos, e disse que em seu mandato, ao lado dos seus colegas, fará uma administração de harmonia com o poder executivo, acatando todos os projetos de interesse da comunidade, mas de independência do poder legislativo.

O vereador Gelson Almeida, tido como o grande articulador do processo eleitoral, também se manifestou dizendo que a Câmara vai adotar uma posição de independência, de buscar soluções para resgatar os verdadeiros interesses da comunidade, que tanto reclama com os graves problemas na saúde, na educação, e em questões que tanto prejudicam os servidores públicos municipais.

A atual presidente Simone Almeida manifestou tranqüilidade ao se referir ao processo eleitoral, e, rapidamente, falou das dificuldades encontradas durante o seu mandato, com a falta do prometido apoio do poder executivo, com os parcos recursos financeiros da Câmara para desenvolver os projetos traçados nesses dois anos do seu mandato, e que por uma questão ética e de honrar compromissos, apoiou até o fim o seu colega vereador Bronísio, ainda que pudesse ter outras convicções.

Ouça as manifestações dos vereadores Izaías Rezende, Gelson Almeida e Bronísio Gonçalves.

Izaías Rezende


Gelson Almeida

 

Bronísio Gonçalves




Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0