Horas depois de anunciar o seu rompimento com o Governo Dilma Rousseff, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou hoje (17) a autorização para se criar quatro Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), sendo duas que vão contra o governo.
Uma dessas CPIs irá investigar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). A outra, contrária ao governo, irá investigar possíveis irregularidades nos fundos de pensão das estatais. Outras duas comissões tratam de maus tratos a animais e crimes cibernéticos.
Podendo ter apenas cinco comissões em funcionamento ao mesmo tempo, o presidente arquivou outras quatro, que estavam na lista de espera de instalação, em posições antecedentes, alegando que não possuíam “objeto de instalação determinante”, exigida no regime interno da Câmara.
Das comissões que atuavam neste semestre, apenas a CPI da Petrobrás irá continuar, sendo encerradas pelo prazo de funcionamento outras quatro que deram lugar às novas CPIs.