home > noticias >

PERFIL - José Francisco Azevedo Júnior (Júnior Cabelinho)


Por: Clic101 / Welisvelton Cabral
Publicado em 05/08/2015 03:01

Publicidade

  PERFIL - José Francisco Azevedo Júnior (Júnior Cabelinho)

 
José Francisco Azevedo Júnior, mais conhecido como Júnior Cabelinho, apelido recebido por ter um chamado "rabo de cavalo" quando chegou ao município, vindo do Rio de Janeiro, de onde é natural. Hoje com 46 anos de idade, mora em uma propriedade rural em Itabela, é torcedor do Vasco da Gama, casado com a senhora Cariele de Souza Santos, pai de três filhos, aguardando a chegada da Ana Carolina, que deve nascer no mês de setembro, completando o quarteto com a Maria Edite, o José Francisco Neto, e o Artur.
 

— Porque veio para Itabela?

— Minha família tem propriedades aqui desde de 1973, e quando eu me formei em 1991 achei que era uma opção vir morar, tomar conta da fazenda, sair um pouco das asas dos pais ..., e aí acabei ficando, começando a interagir e gostar. Eu já tinha vindo outras vezes a Itabela antes, ..., de férias e tudo mais, mas em 91 minha mãe adoeceu, ela faleceu e em 1993 eu vim morar de vez aqui, por causa dessas relações aí com a propriedade.

— Qual a sua maior qualidade? 

— Maior qualidade eu acho que é a sinceridade, a honestidade.

— E o maior defeito?
 
— Exigir sinceridade e honestidade das pessoas com quem eu me relaciono. É complicado né, você quer que o mundo seja igual o que você pensa que tem que ser, mas infelizmente, o defeito acho que é eu ser muito intransigente com as pessoas que fazem coisas erradas e depois ficam arrotando virtudes.
 
— Tem alguma frase ou alguma palavra que possa te definir?

— Tem uma frase que eu tenho repetido bastante, que é um aprendizado que meu pai falou: "Caráter, é uma palavra tão particular, cada um tem o seu, e não aceita nem plural", caracteres é outra coisa não tem nada a ver com caráter. 
 
José Francisco, ou Junior Cabelinho é formado, com mestrado em Biologia e como profissional desenvolve atividades no órgão estadual INEMA - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, como especialista em fiscalização. Além de cuidar da propriedade rural, é militante na área ambiental, tem participação na ONG Natureza Bela como um dos seus fundadores; foi presidente do Sindicato dos Produtores Rurais desde a sua fundação até meados de 2008, participando do início da Festa do Café. Participou da formação de outras associações, mas dentre elas José Francisco conta que se identifica mais com a Ong Natureza Bela e o Sindicato Rural. Já atuou como professor concursado nas redes municipal e estadual de educação, mas hoje não exerce a profissão. 
 
Apesar de pouco praticante, como admite, nosso entrevistado é da religião católica.
 
Voltando o questionário à política, Júnior Cabelinho conta que é filiado ao partido verde há cerca de 12 anos e brinca: "quase um Hugo Chaves". 

"Nunca disputei cargos majoritários, mas já participei da coordenação da campanha de Dino, já participei ativamente da campanha de Caribé, tanto na vitória quanto na derrota, idem prá Dino, e por último a gente apoiou Luciano e Leleu". "Eu já fui Diretor de Meio Ambiente, no primeiro mandato de Dino, entre 2000 e 2001. Eu ocupei essa diretoria lá, na qual a gente criou o Fundo Municipal de Maio Ambiente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, aprovamos uma lei ambiental que é a única que tem no município até hoje, na Escola Agrícola tivemos um viveiro florestal, começamos a criar um parque municipal que era ali na CEPLAC, houve doação de mudas para produtores rurais, tanto nativas quanto de eucalipto, arborização das ruas da cidade [...]. Eu acho que foi uma boa experiência ter exercido esse cargo", completou.
 
Para fechar o questionário, perguntamos sobre suas pretensões políticas. Júnior confirmou ter pretensão de concorrer ao cargo do executivo municipal e completou dizendo: ".. porque a gente tem compromisso com a cidade que a gente vive e diante das atuais circunstâncias não tenho visto nenhuma pessoa com propostas de mudanças, de moralização, de ética, de princípios para um novo modelo de política, o qual eu defendo [...], uma gestão voltada prá população e não para os interesses particulares", finalizou.


Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0